*Enabling breastfeeding: Making a difference for working **parents.
*Possibilitando a amamentação: fazendo a diferença para **mães que trabalham (tradução livre e não oficial)
Com base no sucesso do WBW- World Breastfeeding Week (SMAM-Semana Mundial de Aleitamento) 2019, que destacou a proteção social, o apoio no local de trabalho e as normas/atitudes dos pais, o #WBW2023 #SMAM2023 está alinhado com a área temática 4*** da campanha WBW-SDG 2030 – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável****
Desde 2016, a WABA – World Alliance for Breastfeeding Action (Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno) alinha a SMAM aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas: chamamos isso de Campanha WBW-SDG.
Pretendemos fazer um balanço das mudanças nas configurações do local de trabalho e nas normas parentais, capturando as vozes de novas famílias de diferentes regiões. As perspectivas e necessidades das mães e pais nos ajudarão a entender melhor como as políticas e a legislação podem ajudá-los e, assim, refinar nossa defesa e intervenções de apoio.
Destina-se aos governos, formuladores de políticas, locais de trabalho, comunidades que devem ser envolvidos para desempenhar seus papéis críticos no fortalecimento das famílias e na manutenção de ambientes favoráveis à amamentação na vida profissional pós-pandemia.
Objetivos da #SMAM2023 #WBW2023:
• Informar as pessoas sobre as perspectivas das mães que trabalham sobre amamentação e parentalidade
• Conquistar licença remunerada ideal e apoio no local de trabalho como ferramentas importantes para permitir a amamentação
• Envolver-se com indivíduos e organizações para melhorar a colaboração e o apoio à amamentação no trabalho
• Incentivar ações para melhorar as condições de trabalho e apoio relevante à amamentação
Estamos trabalhando na criação de conteúdo relacionado à campanha e anunciaremos o logotipo em breve.
A WABA espera colaborar ativamente com todos vocês para #WBW2023 #AgostoDourado2023
Nota do Editor
A WABA nos apresenta mais um desafio: pela 3ª vez (1993 e 2015) ressaltar o Direito à Amamentação para a Mulher Trabalhadora.
Outro desafio é traduzir e termos um slogan em português que seja chamativo.
*Enabling pode ser traduzido como possibilitando, favorecendo, facilitando, estimulando…
**Parents não podemos traduzir para “pais” (porque não é para os homens, e sim a lactante que trabalha fora), progenitores é feio…
***Os principais vínculos entre a amamentação e os ODS são em 5 grandes áreas: (1) nutrição/segurança alimentar, 2) saúde, bem-estar e sobrevivência, 3) meio ambiente e mudanças climáticas, nesse caso, o ênfase é para a 4) produtividade no trabalho, empoderamento, proteção social, e 5) parcerias sustentáveis e estado de direito.
****ODS – A sigla ODS faz parte da chamada “Agenda 2030”. Trata-se de um pacto global assinado durante a Cúpula das Nações Unidas, em 2015, por 193 países membros. A agenda é composta por 17 objetivos ambiciosos e interconectados, desdobrados em 169 metas, com foco em superar os principais desafios de desenvolvimento enfrentados por pessoas no Brasil e no mundo, promovendo o crescimento sustentável global até 2030.
No nosso livro AMAMENTAÇÃO – bases científicas, 4a. Edição, o capítulo 34 chama-se “Amamentação | Direito da Mulher no Trabalho” escrito pela Dra. e amiga, Marina Ferreira Rea
Leia mais aqui:
SMAM 2015: “Mulheres Trabalhadoras que Amamentam” em evidência
Aguardem mais novidades aqui no www.aleitamento.com
e o logo da SMAM desse ano que ainda não está pronto.
Prof. Marcus Renato de Carvalho