Summary
A Semana Europeia do Aleitamento Materno ocorrerá de 30 de setembro a 7 de outubro, correspondendo simbolicamente às 40 semanas de gestação, reforçando a continuidade entre gravidez, parto e amamentação. Os eventos visam promover a amamentação, apoiar políticas públicas e realizar atividades como campanhas, oficinas... Em Vila Real, Portugal, ocorrerão duas oficinas focadas em hipogalactia e medicalização no manejo clínico da lactação, voltadas para profissionais e estudantes de saúde. Em Vila Nova de Gaia, o evento no dia 4 de outubro abordará temas como a extração de colostro, bancos de leite humano, dificuldades na amamentação, e inclusão LGBTQIA+ na lactação. Já em Lisboa, no dia 7 de outubro, será realizada a iniciativa “Escuta, Ética e Inclusão: Jornadas do Saber ao Ser”, voltada para pausas reflexivas e aprendizado. O Prof. Marcus Renato discutirá temas de diversidade na amamentação e a ética do papel de influenciadores e profissionais de saúde nas redes sociais. A inscrição para os eventos deve ser feita pela internet. Esses eventos são oportunidades de aprendizado e reflexão sobre a importância da amamentação e a inclusão social no tema.
A Semana Europeia do Aleitamento Materno (SEAM) de 2024 será realizada entre os dias 30 de setembro e 7 de outubro.
No Brasil e na maioria dos países do mundo a Semana Mundial de Aleitamento começa no dia 1º de agosto.
Você sabe por nos países europeus essa celebração é na primeira semana de outubro?
Porque essa data simbolicamente corresponde as 40 semanas de gestação. A escolha desse período sugere a continuidade natural entre a gravidez, o parto e o período de amamentação – um Continuum.
A SEAM tem como objetivo divulgar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento, melhorar a saúde pública e cobrar a implementação de políticas públicas que apoiem as pessoas que desejam amamentar. As atividades incluem campanhas de informação, oficinas e eventos comunitários.
Na cidade Vila Real
No próximo dia 30 de setembro estarei de volta a Vila Real, Norte de Portugal, onde terei a honra que coordenar duas Oficinas para profissionais e estudantes de saúde sobre:
– Hipogalactia _ nutriz que sente que tem uma produção láctea insuficiente e lactente com suspeita de baixo ganho ponderal.
– Medicalização e iatrogenias no manejo clínico da lactação_ discutiremos o uso indiscriminado de galactagogos e dos métodos de avaliação e intervenção sem evidências científicas.
Agradecemos e parabenizamos a Unidade Local de Saúde de Trás-Os-Montes e Alto Douro, a UTAD e a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa.
As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo QR código do post ou no link: https://encurtador.com.br/Pe35A
Na cidade Vila Nova de Gaia
No dia 4 de outubro no Auditório Manuel Menezes de Figueiredo em Vila Nova de Gaia, o evento começará cedo com várias conferencistas. A primeira mesa será sobre “Leite Materno: todas as gotas contam”, “Extração de colostro na gravidez para uso após o nascimento” e “Bancos de Leite Humano do Norte”.
As 10h30 “Mecânica da Amamentação: influência da função neuromuscular e oro lingual” e “Dificuldades na amamentação: problemas e soluções”.
Na 3ª mesa, as 11h45 “Leite humano para todos” com a questão da “Indução da lactação em gravidez LGBTQIA+” e encerrando a manhã: “Amamentação para tod@s: diversidade, equidade & inclusão”, tema da Semana Mundial desse ano com o Prof. Marcus Renato.
A inscrição gratuita é obrigatória pelo formulário na internet, acessado pelo QR código no cartaz da imagem ou nesse link: https://acesse.one/iVl8j
De tarde, na sessão sobre Aleitamento e o retorno à atividade laboral, estarei ao lado de profissionais e lactantes e darei uma conferência para o público em geral com o título “O valor do leite materno e da amamentação” ainda no Auditório Manuel Menezes.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia é a patrocinadora da nossa ida à Portugal.
No dia 3 de outubro fui convidado para visitar a Universidade Católica Portuguesa no Porto, onde nos últimos anos, tenho ministrado cursos na modalidade EaD.
Em Lisboa
Participarei da iniciativa “Escuta, Ética e inclusão: Jornadas do Saber ao Ser”.
No dia 7 de outubro em Campolide – Lisboa, passaremos o dia estudando/aprendendo na Academia Cristina Pincho.
As jornadas do Saber ao Ser nasceram da necessidade de haver momentos para fazermos uma pausa da correria da vida, ao mesmo tempo que aprendemos e refletimos juntas. Nasceu de uma necessidade sentida pelas formandas da Academia e rapidamente se alargou para as voluntárias do ASA.
As 9h30 o Prof. Marcus Renato abordará o tema “Amamentação para tod@s: diversidade, equidade e inclusão. As 11h, “Influenciadoras ou profissionais de saúde? Ética e atuação nas redes sociais”.
De tarde, o Prof. Marcus Renato coordenará uma Oficina sobre Aconselhamento em Amamentação – a arte da escuta
Saiba mais detalhes e como garantir sua vaga mandando uma mensagem para [email protected] ou no Instagram @academia.cristinapincho
“Minha Pátria é a Língua Portuguesa”
Afirmação do poeta Fernando Pessoa, dita por seu heterônimo Bernardo Soares, no livro O Livro do Desassossego.