Resumo
O curso da Iniciativa Consultório Amigo da Amamentação (ICAM) foi um dos destaques do Pré-XVII ENAM / VII ENACS – 2026. Coordenado por Marcus Renato e Moises Chencinski, reuniu profissionais de diversas áreas da saúde e regiões do país para discutir estratégias de promoção, proteção e apoio ao aleitamento.
Além de temas como observação da mamada, aconselhamento, rede de apoio, puericultura e políticas públicas de aleitamento, o encontro destacou a importância da atuação interdisciplinar e do acolhimento humanizado. A diversidade, a equidade e a inclusão também estiveram no centro dos debates, com reflexões sobre o atendimento a pessoas com deficiência, pessoas trans, mulheres negras e famílias em situação de vulnerabilidade.
As discussões reforçaram a necessidade de atualizar os critérios da ICAM, incorporando princípios de acessibilidade, direitos humanos e justiça social, fortalecendo a construção de serviços cada vez mais inclusivos e comprometidos com o sucesso da amamentação.
O fortalecimento das práticas de promoção, proteção e apoio ao aleitamento foi tema do curso da Iniciativa Consultório Amigo da Amamentação (ICAM), realizado durante o Pré-XVII ENAM / VII ENACS – 2026.
Coordenado por Marcus Renato e Moises Chencinski, o encontro reuniu 22 profissionais de diferentes regiões do Brasil, incluindo pediatras, enfermeiras, fonoaudiólogas, odontopediatras, assistente social, técnica de enfermagem e acadêmicas de Nutrição. Participaram representantes de instituições como IBFAN, Bancos de Leite Humano, maternidades públicas e privadas, Unidades Básicas de Saúde e consultórios privados.

Mais do que discutir técnicas de manejo clínico, o curso propôs uma reflexão sobre a construção de consultórios verdadeiramente acolhedores, inclusivos e comprometidos com uma assistência humanizada em amamentação.
Entre os temas abordados estiveram:
- observação da mamada;
- aconselhamento em amamentação;
- importância da rede de apoio;
- consulta pré-natal voltada à amamentação;
- puericultura;
- atuação interdisciplinar;
- políticas públicas de aleitamento;
- NBCAL, IHAC, Agosto Dourado e mobilização social.
Diversidade – Equidade – Inclusão
Um dos pontos centrais do encontro foi a discussão sobre inclusão, acessibilidade e equidade no cuidado. Foram debatidas estratégias para acolhimento de mães PCD, pessoas trans, mulheres negras e famílias em situação de vulnerabilidade, reforçando a necessidade de serviços livres de preconceitos e preparados para diferentes realidades.
As atividades práticas em grupo possibilitaram importantes reflexões sobre justiça social, humanização e construção de ambientes mais acessíveis para todas as pessoas que desejam amamentar.
O curso também destacou que o Aconselhamento em amamentação vai além da transmissão de informações técnicas. Escuta qualificada, empatia e fortalecimento da autonomia das mulheres são componentes fundamentais para o sucesso do aleitamento.
Ao final, o grupo reforçou a importância de revisar e atualizar os 10 critérios originais da ICAM, incorporando temas contemporâneos relacionados à diversidade, inclusão e direitos humanos.
A diversidade regional e profissional das participantes contribuiu para um espaço rico de troca de experiências e construção coletiva de conhecimento, fortalecendo a proposta do Consultório Amigo da Amamentação como prática interdisciplinar, baseada em evidências científicas, acolhimento e compromisso ético com as famílias.
Relatório escrito por Soraia Silva de Souza, Enfermeira • Doutoranda • GRUPESMUR/PEN/UFSC
Saiba mais em:
Iniciativa Consultório Amigo da Amamentação – lançamento
Protocolo ABM: Consultório Amigo da Amamentação