Semana Mundial da Alimentação
16 a 22 de outubro de 2005
Há 25 anos, celebra-se em todo o mundo o Dia Mundial da Alimentação no dia 16 de outubro. A data marca a criação, em 1945, da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), que completa 60 anos em 2005. A celebração tem contribuído para sensibilizar as nações sobre a dimensão da fome e da insegurança alimentar e nutricional.
No Brasil, a celebração do Dia Mundial da Alimentação foi ampliada para a Semana Mundial da Alimentação, de 16 a 22 de outubro de 2005. Com objetivo de consolidar a iniciativa, o Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA) está estimulando que entidades da sociedade civil, ministérios, conselhos, governos estaduais e municipais promovam atividades relacionadas ao tema proposto “Agricultura, Alimentação e Diversidade Cultural”. A Agenda de Eventos tem debates, palestras, exposições, campanhas, seminários, feiras, cursos e encontros. Se a sua instituição está promovendo alguma atividade, preencha o Cadastro de Eventos.
Termo de Adesão
As Diretrizes Voluntárias Internacionais, aprovadas no âmbito da FAO por 151 países, buscam a realização do Direito Humano a Alimentação Adequada, no contexto da Segurança Alimentar e Nutricional, e deverão ser incorporadas nas políticas, programas e ações públicas, na legislação nacional e em sua implementação e nas práticas das instituições e organizações. Para isso, autoridades, gestores públicos, entidades da sociedade, movimentos sociais, cidadãos e governos estão assinando o Termo de Adesão. Assim, assumirão publicamente o compromisso com a inclusão das Diretrizes.
Cadastro de Eventos
Agenda de Eventos
Por data
Por estado
Termo de Adesão
Documentos
Diretrizes Voluntárias para o Direito à Alimentação
Nota Informativa da FAO
Agricultura e diálogo intercultural – FAO
Lei de Segurança Alimentar e Nutricional
Por deliberação da II Conferência Nacional, realizada em março de 2004, o CONSEA elaborou, em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), uma proposta de Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN) que pretende garantir por Lei Federal o Direito Humano à Alimentação, estabelecer no país instrumentos e ações de Segurança Alimentar e Nutricional de forma permanente, definindo direitos e deveres do poder público, da família, empresas e da sociedade. Na Semana, o CONSEA realizará um Seminário para discutir o conteúdo da proposta.
Logomarca
O feijão unifica as diferentes culturas alimentares que convivem no Brasil. Como expressão popular, representa a riqueza de variedades e de usos na preparação de alimentos, além de ser um produto preferencial da agricultura familiar e de excelente valor nutricional. Feijões de diferentes cores e espécies são transformados em pratos que integram a culinária regional e os diferentes agrupamentos étnicos do nosso país.