WABA
FAZ ANIVERSÁRIO e QUEM GANHA o PRESENTE é VOCÊ!
Participe do livro:
FORTALECER o MUNDO de MANEIRA NATURAL
Tradução:
Marina Rea,
Coordenadora da WABA Task Force sobre Serviços de Saúde
Caros Amigos,
Em 14 de fevereiro de 1991, a WABA – Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno – nasceu de uma comunidade global enfrentando uma séria ameaça aos direitos humanos – a extinção do mais nutritivo e primeiro alimento disponível para o consumo humano, um bem essencial para a saúde materna, infantil e do jovem, e para a sobrevivência da criança. Este ano, quando completamos 23 anos , convidamos você – parte da família WABA – para contribuir para as páginas de
“Fortalecer o mundo de maneira natural”, uma edição limitada de um livro comemorativo para registrar a jornada da nossa notável aliança internacional.
“Fortalecer o mundo de maneira natural” será escrito em ordem cronológica com foco em 22 temas anuais adotados pela WABA na Semana Mundial da Amamentação. Na trajetória que fizemos, os leitores são capazes de capturar as sinergias entre a mobilização da comunidade local em massa e o impacto na mudança global. Aqui estão alguns breves trechos e fotos:
WABA em poucas palavras
Percebeu-se que, a fim de alcançar as metas estabelecidas pela Declaração de Innocenti, um esforço global estratégico coordenado ia ser necessário entre os muitos atores para trazer a mudança que queríamos. Pois precisava ser um esforço de mobilização social em escala global.
No início, os objetivos da WABA foram para reestabelecer e manter uma cultura global de amamentação, para eliminar todos os obstáculos à amamentação, para promover a cooperação regional e nacional e para defender a amamentação frente ao desenvolvimento dos povos, das mulheres, do meio ambiente e dos direitos humanos.
WABA percebeu que não poderia pensar amamentação apenas na estratosfera a fim de atingir seus objetivos. Tinha de chegar a outros movimentos e redes para angariar apoio vital com particular destaque para as mulheres, meio ambiente, segurança alimentar, desenvolvimento sustentável e direitos humanos.
Para atingir estes links, WABA desenvolveu um instrumento de ação denominado “os Dez links para Nutrir o Futuro” – E elaborou questões-chaves vitais para o restabelecimento de uma cultura de amamentação e para garantir os direitos das mulheres e crianças para a segurança alimentar.
A questão dos direitos se tornou a vanguarda da agenda WABA – uma agenda importante da WABA quando organizou o seu primeiro Fórum Global, em Bangkok, na Tailândia, em 1996. O Fórum foi um ponto de encontro para colocar a alimentação de Lactentes e Crianças na agenda global, além das metas da Declaração de Innocenti e para integrar suas dimensões éticas e práticas, onde os direitos das crianças e das mulheres são destacados.
Certo número de especialistas no Fórum formulou uma declaração sobre a alimentação infantil e os direitos humanos como um importante princípio do direito internacional é que o melhor interesse da criança deve reger todas as questões relacionadas às crianças. Todas as crianças têm o direito, assim como suas mães , para desfrutar o mais elevado nível possível de saúde, através do acesso a serviços de saúde adequados e de alimentação adequada.
A WABA coloca o aleitamento materno em um quadro de igualdade de gênero. Ao fazê-lo, a divisão equitativa de gênero no trabalho, por exemplo reconhece o trabalho de assistência exclusivo feito por mulheres lactantes e busca acomodá-lo, assegurando que as condições que o permitem estão disponíveis para as mulheres desde que elas possam combinar amamentação e trabalho. Um quadro da igualdade de gênero também exige pais / parceiros para assumir a responsabilidade por uma parcela maior de outros deveres de cuidados infantis.
Amamentação: É seu direito (SMAM 2000)
De 1998 a 2000, a WABA e outras ONGs internacionais fizeram campanha na Organização Internacional do Trabalho (OIT) para uma melhor proteção da maternidade. A colaboração de sucesso culminou com a Convenção OIT 183 e Recomendação n º 191 sobre a Proteção da Maternidade. Esta Convenção é significativa uma vez que reconhece a amamentação como um direito das mulheres que trabalham.
Código – 25 Anos de Proteção da Amamentação (SMAM 2006)
No 25 º aniversário do Código, a WABA dedicou 2006 como um ano para rever o Código e destacar sua importância na proteção do aleitamento materno dando destaque para resoluções subsequentes da Assembléia Mundial da Saúde (AMS ) que clarificam e reforçam o Código e enfrentam novos desafios.
Amamentação: Uma Resposta de Emergência Vital. Você está pronto? (SMAM 2009)
Bebês e crianças pequenas são especialmente vulneráveis à desnutrição, doenças e morte nessas situações de emergências. Qualquer que seja a natureza da emergência – de terremotos a conflitos, de enchentes a pandemia de gripe – a história é a mesma: o aleitamento materno é uma tábua de salvação e um escudo que protege as crianças em situações de emergência.
________________________________________
“Fortalecer o mundo de maneira natural” é a ideia do Presidente Emérito da WABA, Dr. Anwar Fazal, que resume os ingredientes para o nosso movimento de proteger, promover e apoiar o aleitamento materno destacados nestes parágrafos:
Competência é fundamental – devemos ser mais e melhor informados sobre as questões que estamos abordando e em todas as suas dimensões, na ciência e na arte, na política e na prática. As melhores pessoas do campo devemos ser nós!
Criatividade é essencial – Mobilização popular e comunicação precisam de um fluxo criativo constante de idéias e métodos que capturem a imaginação! Assim nós desafiamos corporações gananciosas e burocracias que não respondem.
Temos de crescer como uma comunidade de homens e mulheres, de mães e crianças mantidas juntas por confiança e sinergia – coisas que transformam missões em movimentos que crescem magnificamente, porque eles se preocupam em apoiar uns aos outros e avançar juntos.
WABA e nossos parceiros – ABM – Academia de Medicina da Amamentação, IBFAN – International Baby Food Action Network, ILCA- Internacional Lactation Consultant Association, LLLI – La Leche League International e Wellstart internacionais – são uma família que representam o núcleo e a alma de nosso trabalho. Vamos continuar a ser um círculo maravilhoso de competência, criatividade e comunidade. Continuemos cheios de vida, carinho e compartilhamento. O nosso futuro depende disso.
WABA espera sua contribuição. Se você tiver uma historia a contar, citações ou fotos para compartilhar referentes a todas ou alguma dessas 22 SMAM, envie-os para a Devi Derchana com cópia para Marina Rea, membro da IBFAN, que é Coordenadora da WABA Task Force sobre Serviços de Saúde:
[email protected] [email protected]
Lembre-se de incluir o seu nome, informações de contato e afiliação à WABA. As contribuições serão aceitas até 15 de março de 2014.
* O livro será lançado em 2014, e todos os membros da nossa Assembléia Geral receberão uma cópia de cortesia.
A Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno (WABA) é uma rede global de indivíduos e organizações preocupados com a proteção, promoção e apoio ao aleitamento materno no mundo inteiro. WABA apóia-se nos princípios da Declaração de Innocenti, nos Dez links para Nutrir o Futuro e na Estratégia Global para Alimentação Infantil e da Criança Pequena. WABA tem status consultivo junto ao UNICEF e status consultivo especial no Conselho Econômico e Social das Nações Unidas (ECOSOC).
waba.org.my