Atenção Humanizada ao Recém Nascido de
Baixo Peso
O MÉTODO CANGURU BRASILEIRO
A metodologia Canguru foi inicialmente trabalhada na Colômbia no ano de 1979 como uma proposta de melhorar os cuidados prestados ao recém-nascido prematuro.
Em junho de 1999, a Área Técnica da Saúde da Criança, da Secretaria de Políticas de Saúde do Ministério da Saúde, estabeleceu um grupo de trabalho que levou à publicação, em 2 de março de 2000, da portaria número 72:
“Norma de Orientação para Implantação do Projeto Canguru”,
regulamentando a remuneração para essa modalidade de atendimento no Sistema de Internações Hospitalares do Sistema Único de Saúde (SIH/SUS).
No dia 5 de julho de 2000, sob o número 693, o projeto é publicado na sua íntegra no Diário Oficial da União. A partir disso, foram capacitadas 326 unidades hospitalares e mais de 7000 profissionais no Brasil e realizados vários eventos sobre o tema.
Nota Técnica
Está em fase final de revisão a 2º Edição do Manual do Método Canguru, cuja impressão está prevista para 2009 e contém informações científicas e procedimentos técnicos atualizados sobre o Método Canguru.
A 1º Edição foi realizada pelo Ministério da Saúde em 2002 e, em 2007, foi feita uma segunda reimpressão, com 300 exemplares, utilizados nos Cursos de capacitação realizados nos Estados do Brasil.
Acesse o Relatório Final da Avaliação dos resultados do cuidado neonatal sob a perspectiva da atenção humanizada ao recém-nascido de baixo peso – Método Canguru
Acesse o Relatório da Pesquisa – “As sustentações cotidianas das famílias envolvidas no Método Mãe Canguru” – Fundação Orsa