Ministério da Saúde e AVASUS
(Ambiente Virtual de Aprendizado)
lançam curso voltado à paternidade
O AVASUS em parceria com a Coordenação Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde (MS) lança o curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”, que busca incentivar a paternidade ativa e consciente e promover impactos positivos para o desenvolvimento das crianças e para a igualdade de gênero.
O curso é totalmente gratuito, à distância, e fica disponível em período integral, sem previsão de encerramento, o que facilita a adesão por parte dos pais interessados. A capacitação é uma oportunidade para que os pais se envolvam mais no processo de cuidado que envolve a paternidade.
As aulas foram pensadas para atender à crescente demanda de pais ou futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, pré-natal, parto e pós-parto da parceira e nos cuidados de desenvolvimento da criança. O pai também pode procurar o curso para obter informação sobre seus direitos e importância do vínculo entre pai, mãe e filho, por exemplo.
O conteúdo apresenta temas como o “Envolvimento do homem no planejamento reprodutivo”, que aborda a questão do uso do preservativo e da cirurgia de vasectomia; a Lei do Acompanhante, … e o “Pré-natal do parceiro”, que destaca a importância da participação ativa e apresenta um vídeo com relatos dos pais sobre gestação e parto.
Licença Paternidade
A Lei n° 13.257/16 (Marco Legal da Primeira Infância) institui que pode haver ampliação da licença paternidade para os funcionários das empresas cidadãs em 15 dias a mais do que os cinco já garantidos pela Constituição. Entretanto, a solicitação só pode ser feita se requerida no prazo de dois dias úteis após o parto e o funcionário comprove participação em programa ou atividade de orientação sobre paternidade responsável.
O certificado do curso “Pai Presente – cuidado e compromisso”, apesar de não ter sido criado para esse fim, pode ser utilizado para comprovar orientação sobre paternidade responsável para o pedido de extensão da licença.
Servidores públicos também podem solicitar a ampliação do prazo, de acordo com o decreto n° 8.737, publicado em maio deste ano. Entretanto, o servidor não precisa de comprovação, apenas realizar a solicitação do benefício no prazo de dois dias úteis após o nascimento do filho.
Aline Czezacki, para o Blog da Saúde
Excelente iniciativa!
O aleitamento.com tem uma área dedicada ao CUIDADO PATERNO e
participa do GT Homens pela Primeira Infância da RNPI – Rede Nacional da Primeira Infância