“Breastmilk Money”: subsídio monetário para as Mulheres Nigerianas que Amamentam

Summary
A iniciativa “Breastmilk Money”, promovida pela fintech nigeriana Herconomy e pela Serviceplan Innovation, busca incentivar o aleitamento exclusivo, enfrentando barreiras culturais e desinformação. A Campanha oferece um incentivo financeiro: mães que evitam o uso de fórmulas infantis têm valores depositados em uma conta digital, com rendimento anual de 14,3%, resgatável após 2 anos — período mínimo de amamentação recomendado pela OMS.
Apesar das evidências dos benefícios do leite materno para a saúde infantil e materna, apenas 35% das mães nigerianas mantêm a amamentação exclusiva até os 6 meses. Entre os fatores estão crenças de que o leite não é suficiente e ciúmes paternos. O projeto destaca que 30% da renda familiar é gasta com fórmulas. Para profissionais de saúde, a campanha ressalta a importância de ações educativas culturalmente sensíveis e estratégias de empoderamento materno. O curta metragem “Milk” complementa a ação, promovendo debates públicos e reforçando o papel da amamentação como prática vital de saúde pública, sustentabilidade e equidade.
A iniciativa “Breastmilk Money”, promovida pela fintech nigeriana Herconomy e pela agência Serviceplan Innovation, busca incentivar o aleitamento exclusivo, enfrentando barreiras culturais e desinformação. A Campanha oferece um incentivo financeiro: mães que evitam o uso de fórmulas infantis têm valores depositados em uma conta digital, com rendimento anual de 14,3%, resgatável após 2 anos — período mínimo de amamentação recomendado pela OMS.

Como forma de superar os tabus culturais que desencorajam a amamentação, iniciativa conscientiza sobre a importância do leite materno
A Herconomy, Fintech* nigeriana voltada ao empoderamento feminino, lançou recentemente uma campanha sobre a importância do aleitamento, para superar os mitos e preconceitos que ainda envolvem o ato.
*Fintech é a abreviação de “financial technology” (tecnologia financeira), e refere-se a empresas ou startups que utilizam tecnologia para inovar e melhorar os serviços financeiros. Elas oferecem soluções digitais para questões como pagamentos, investimentos, empréstimos e muito mais, buscando simplificar e tornar o setor financeiro mais acessível e eficiente.
Como uma forma de incentivo fiscal, a agência alemã Serviceplan Innovation criou a campanha Breastmilk Money (“Dinheiro do Leite Materno”, em tradução livre), uma iniciativa que transforma o ato de amamentar em uma oportunidade de rendimento financeiro, enquanto cumpre com seu propósito principal: a nutrição infantil.
Segundo a Unicef, a cada 1 US$ investido na amamentação, 35 US$ são gerados em retorno econômico,
devido ao melhor crescimento e desenvolvimento dos bebês no país – é provado cientificamente que, nos primeiros 6 meses de vida, o leite materno contribui com a redução da morbimortalidade infantil e fortalece a imunidade.
“A amamentação é a ferramenta mais eficaz para prevenir a desnutrição infantil. Além disso, fortalece o vínculo familiar, protege a saúde das mães e ainda é amiga do meio ambiente. Toda mãe merece uma jornada de amamentação prazerosa – e é por isso que trabalho nessa causa”, afirma a Dra. Lope Adejuyigbe, consultora certificada em lactação e uma das especialistas envolvidas no projeto.
Entretanto, mesmo que essa importância seja um conceito difundido em diversas partes do mundo, apenas 35% das mães nigerianas amamentam seus bebês de forma exclusiva até os 6 meses.
A razão para esse número tão baixo é o catalizador da iniciativa: muitas mães são desencorajadas a amamentar por questões culturais e pressões sociais, baseadas em crenças antigas sobre o leite não ser suficiente, além do ciúme paterno. O resultado é que cerca de 30% da renda familiar nigeriana é gasta em fórmulas e complementos alimentares, prejudicando a qualidade de vida.
O Breastmilk Money funciona como uma subconta dentro das carteiras da Herconomy, oferecendo rendimentos sobre o dinheiro que não é gasto com fórmulas infantis. Esses valores são transferidos mensalmente para a subconta, rendendo cerca de 14,3% de juros ao ano. Os fundos podem ser resgatados após 2 anos – período mínimo recomendado para amamentação pela OMS.
“Acreditamos que o verdadeiro poder econômico começa com a independência financeira. Quando as mulheres têm as ferramentas para poupar, investir e fazer seu dinheiro crescer, elas conquistam a liberdade de tomar as melhores decisões para si e para suas famílias”, ressalta Ife Durosinmi-Etti, fundadora da Herconomy.
O veículo principal de divulgação da iniciativa é o curta Milk, dirigido pela cineasta Fariba Buchhein, que relata histórias de mães nigerianas em fase de amamentação. Através do filme, o projeto busca gerar debates sobre o tema e conscientizar homens e mulheres sobre a importância do ato, desafiando tabus culturais.
“Com o Breastmilk Money, queremos empoderar as mulheres, especialmente as mães, a tomarem suas próprias decisões sobre seus corpos e futuros. Nosso papel é fornecer todas as informações necessárias para que essa escolha seja feita com confiança e não por pressão”, reforça Tanvi Phalak, da Serviceplan Innovation.
Fonte: Meio & Mensagem
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