Banco de Leite recebe homenagem do Ministério da Saúde
Peter Illicciev/Fiocruz
“Quando a mãe dá leite para seu filho ela não é só doadora de leite, ela também é doadora de amor.” Essa é a opinião de dona Ilza Pereira da Silva, uma das mais antigas doadoras do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira (BLH/IFF). Ela e seu filho Marlon participaram, junto com a equipe do BLH, da homenagem que o Ministério da Saúde fez aos 60 anos do banco.
Dona Ilza tem 57 anos e foi doadora de 1968 até 1986. Lembra como conheceu o trabalho do Banco de Leite:
– Eu tinha muito leite e até jogava fora, não sabia que existia banco de leite. Em 63, teve uma onda de calor muito forte e muita criança morreu desidratada. Foi quando eu ouvi, na Rádio Nacional, a história da Dona Nica. Ela precisava de leite para a filha de sua cunhada, que estava doente. Fiquei com isso na cabeça. Quando tive meu terceiro filho, o Marlon, falei com Nica e ela me deu o endereço do banco. Eu fui, me cadastrei e virei doadora.
Três mil litros de leite doados em 2003 – Dona Ilza conta que no início não havia muita divulgação. Quem já doava e conhecia alguém que estava grávida e tinha muito leite, falava sobre o banco. De acordo com ela, em 68 eram apenas dez doadoras no Instituto Fernandes Figueira. Atualmente, o Banco de Leite Humano do Instituto é referência nacional e de janeiro a agosto deste ano já recebeu cerca de mil doadoras e 2.767 litros de leite humano. O leite distribuído passa por um rigoroso processo de controle de qualidade, que mantém o produto puro para distribuição.
– O Brasil hoje tem a maior e melhor rede de banco de leite humano, reconhecida mundialmente pela Organização Mundial de Saúde. Isso só foi possível graças ao investimento que a Fiocruz vem fazendo, desde 1985, no campo da pesquisa e desenvolvimento. Costruímos um caminho seguro, com metodologia alternativa de baixo custo, passíveis de serem aplicadas nas diferentes regiões do país com qualidade – afirma João Aprígio Guerra, chefe do banco de leite do IFF e coordenador nacional da rede de bancos de leite.
No dia 23 de outubro, o Banco de Leite do Instituto Fernandes Figueira completa 60 anos de existência. Reconhecendo a importância de sua atuação, o Ministério da Saúde planejou como homenagem a entrega de um troféu, durante a abertura oficial da Semana Mundial da Amamentação – Semeando Amor e Paz em qualquer lugar do mundo, que aconteceu de 01 a 07 de outubro. Estiveram presentes o Ministro da Saúde, Humberto Costa, o ministro Extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, José Graziano, o presidente da Fiocruz, Paulo Buss, o diretor do Intituto Fernandes Figueira, José Augusto e o chefe do Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira, João Aprígio Guerra. Como uma das doadoras mais antigas do Instituto Fernandes Figueira, a dona Ilza e seu filho Marlon também foram convidados para cerimônia.
– Meus filhos todos têm uma saúde de ferro e eu acredito que é por causa do leite. Eles nunca ficavam doentes. E quando ficavam, em três ou quatro dias estava todo mundo pulando de novo. E ser amamentado é mesmo um direito da criança – finaliza dona Ilza com conhecimento de causa.
O Banco de Leite Humano do Instituto Fernandes Figueira possui um serviço gratuito, por telefone, para orientar mães com dificuldades de amamentar ou que queiram doar leite: é o
SOS Amamentação: 0800-268877