Estoques de leite materno à míngua
Fim do ano registra uma queda de 50% no volume de doações.
Alimento especial pode salvar as vidas de muitos bebês prematuros
Tempo de comemorações e férias para a maioria das pessoas, o fim de ano pode se tornar dramático para quem depende dos bancos de leite humano. Nessa época, o volume de doações – que são de vital importância para muitos prematuros e bebês com alergia alimentar – cai em até 50%. No banco de leite do Instituto Fernandes Figueira (IFF, da FioCruz), a média diária passou dos 12 a 15 litros em outubro, para 7 a 8 litros este mês.
Segundo a pediatra do Instituto Iza Y. de Souza, a chegada das férias afasta as doadoras. “Os estoques só não ficam totalmente zerados graças à campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno, promovida ainda em agosto, que garante o abastecimento para os meses seguintes”, diz.
Iza ressalta que doações podem ser feitas em qualquer um dos 196 bancos de leite do Brasil. A candidata passa por uma avaliação e, se estiver saudável, pode fazer a retirada do leite dos seios no próprio IFF. O leite também pode ser retirado em casa. Basta armazená-lo em recipiente de vidro com tampa plástica, esterilizado, e colocá-lo no refrigerador. Bombeiros que atuam junto ao IFF realizam a coleta dos recipientes em domicílio.
“O leite servirá para ajudar os bebês nas UTIs, que correm risco de vida, têm baixo peso ou são prematuros, e cujas mães por algum motivo não podem amamentar”, afirma.
Iza explica ainda que cada mãe produz em média três vezes mais leite que o filho consome, e o excesso pode endurecer os seios e até causar dor. É o caso da mãe de primeira viagem Mayra Coelho Jucá, 33 anos, que recorreu ao IFF porque sua filha tinha dificuldade para sugar e lá descobriu que poderia ajudar outras crianças: “Eu vim buscar informação e acabei sendo útil para outros bebês.” Cláudia Maria Ferreira deu à luz um menino há 28 dias e passou pelo mesmo problema. “Aqui tive toda a assistência. Minha forma de retribuir é doar o que uma mãe tem de mais precioso”, diz.
MILHARES DE BEBÊS BENEFICIADOS
Além de receber leite, o instituto também carece de doações de frascos com tampas plásticas – como os de maionese ou café solúvel. O importante é serem de vidro, pois passam por um processo de esterilização. Pelo telefone (0800-267788) é possível agendar a entrega dos recipientes ou mesmo se informar sobre como deixá-los nos postos de coleta.
Em 2008, o Ministério da Saúde atendeu 1,35 milhão de mulheres, arrecadou e pasteurizou cerca de 135 mil litros de leite humano, beneficiando 140 mil recém-nascidos. Para a Organização Mundial de Saúde (OMS), a rede de bancos de leite tem se mostrado uma estratégia eficaz para a redução da mortalidade infantil.
No Instituto Fernandes Figueira há 300 doadoras cadastradas. O leite doado atende a 60 crianças por dia nas UTIs Neonatais.
Leia mais aqui no www.aleitamento.com
BANCOS de LEITE: mais assistência, mais apoio Hoje: DIA Nacional de DOAÇÃO de LEITE HUMANO
BOMBEIRO AMIGO do PEITO: apoio na coleta de Leite Humano em vários estados BANCOS de LEITE precisam de DOAÇÕES de LEITE MATERNO
Leite de Mãe PREMATUROS ARGENTINOS terão LEITE HUMANO
DOE LEITE MATERNO – Campanha de 2006 BANCOS de LEITE: TRIPLICAR a REDE
3 de OUTUBRO – DIA NACIONAL de DOAÇÃO de LEITE MATERNO ONDE DOAR seu LEITE com SEGURANÇA e APOIO ?
Na TV => DoAÇÃO que SALVA ! DIA NACIONAL de DOAÇÃO de LEITE HUMANO
POR QUE D O A R LEITE MATERNO ? BLH: 60 ANOS SALVANDO VIDAS
COMO DOAR LEITE MATERNO ? – II – COMO TRANSPORTAR e DOAR LEITE MATERNO ? – I –