Mamilos invertidos podem ser corrigidos com cirurgia plástica.
Mais comum do que se pensa, o problema afeta a vida sexual da mulher e causa desconforto na amamentação
Mamilos invertidos são um problema comum entre mulheres. Em geral, o bico do seio apresenta cavidade ou parece estar dividido em dois. De qualquer modo, é motivo de constrangimento para a mulher, que se sente embaraçada diante do parceiro sexual, e frustrada em relação à amamentação, já que pode enfrentar dificuldades, infecções ou, no mínimo, desconforto.
“A maioria das pessoas não sabe que é um problema facilmente corrigível”, diz o cirurgião plástico Marcos Grillo, de Curitiba. “A causa da inversão dos mamilos é, geralmente, congênita, apresentando encurtamento de um ou mais ductos de leite que seguem pelo tecido mamário até o bico. Há casos, entretanto, em que é causada por uma infecção ou resulta de alguma cirurgia anterior”.
Grillo diz que a cirurgia é rápida, sob anestesia local e não requer internação. “Existem técnicas específicas para mulheres que não amamentaram e para as mamães. Em quem já amamentou, é feita uma incisão de quatro milímetros na raiz do mamilo e os ductos retraídos são seccionados. Quem ainda pretende amamentar passa por outro tipo de procedimento. É feito um corte superficial de pele em forma de losango mínimo (pontos norte, sul, leste e oeste), sem atingir os ductos que serão utilizados no futuro. Os mamilos ficam projetados, ganhando uma aparência mais natural, e a paciente pode voltar às atividades normais em pouco tempo.”
* Dr. Marcos Grillo, PhD em Cirurgia Plástica, de Curitiba
Marco Berringer – [email protected]
Notícias de Saúde – News Letter