LACTENTES que usam CHUPETA são MENOS AMAMENTADOS
6 RAZÕES PARA VOCÊ ACREDITAR que as CHUPETAS são PREJUDICIAIS
#ChupetaNão
1 – Não se deixe enganar por evidências produzidas a partir de uma meta-análise com importantes vieses metodológicos (discuto esses vieses no artigo
in press “Pacifier use and exclusive breastfeeding interruption: systematic review and meta-analysis” na revista Maternal & Child Nutrition). Esse trabalho será apresentado no próximo ENAM, 2016.
2 – No Brasil o uso da chupeta foi o fator de risco mais fortemente associado a interrupção da amamentação exclusiva num período de 9 anos (1999-2008)
(artigo da minha tese: “Pacifier use and Exclusive Breastfeeding in Brazil” publicado no Journal of Human Lactation: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26446096)
3 – A amamentação, em especial a amamentação exclusiva protege contra a Morte Súbita!!!
(“Breastfeeding and reduced risk of sudden infant death syndrome: a meta-analysis”: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/21669892)
4 – A chupeta deve ser evitada pois associa-se com a interrupção da amamentação independentemente de haver ou não dificuldades na técnica da amamentação e se houver dificuldades na amamentação o risco de desmame é ainda maior
(“How are effective breastfeeding technique and pacifier use related to breastfeeding problems and breastfeeding duration?”: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19278381)
5 – A chupeta pode levar a “confusão de bicos” (disfunção motora-oral), pode comprometer a produção de leite, o desenvolvimento da musculatura orofacial, fala, dentição e respiração da criança. Além de ser uma grande fonte de contaminação.
6 – O nascimento em hospital Amigo da Criança é a ÚNICA política internacional e nacional que recomenda a não oferta de chupetas a crianças amamentadas ao peito.
Fortes evidências mostram a eficácia da IHAC na promoção da amamentação
(Impact of the Baby-friendly Hospital Initiative on breastfeeding and child health outcomes: a systematic review: https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26924775)
TODOS DEVEM SER ORIENTADOS EM RELAÇÃO AOS PRÓS E CONTRAS O USO DA CHUPETA. A DECISÃO FINAL É DA FAMÍLIA… EU FICO COM A AMAMENTAÇÃO!
Gabriela Buccini
Fonoaudióloga
Doutoranda em Nutrição em Saúde Pública
FSP-USP