Amamentando com gripe suína
A RECOMENDAÇÃO É QUE AS MÃES CONTINUEM DANDO O PEITO AO BEBÊ, MESMO TOMANDO MEDICAMENTOS ANTIVIRAIS.
Seu bebê ainda mama no peito e você está com gripe suína. E agora? Especialistas e os principais órgãos de saúde internacionais recomendam: continue amamentando e com uma frequência maior, mesmo estando gripada e tomando medicações antivirais. É a melhor forma de você manter seu bebê protegido.
O Centro de Prevenção e Controle de Doenças dos EUA (CDC) fez uma recomendação recentemente para que as mães não deixem de amamentar seus bebês por conta do surto da nova gripe no mundo. Segundo o órgão, a amamentação é uma das estratégias importantes para se evitar infecções em crianças, já que o leite materno fornece anticorpos que ajudam a combater doenças e protege o bebê contra viroses.
“As crianças que não são amamentados estão especialmente vulneráveis a infecções e hospitalização por doenças respiratórias”,
diz uma das considerações do CDC sobre a gripe suína (H1N1) relacionadas à gestação e ao aleitamento materno. O documento fala também que não há relatos sobre risco de transmissão da gripe suína da mãe para o bebê através do leite materno.
Segundo Jim Smith, presidente da Associação Internacional de Consultores em Aleitamento Materno (ILCA), instituição que apoia a recomendação do CDC, há indícios de que quando os sintomas da gripe se manifestam na mãe, o bebê já tenha sido exposto ao vírus. E mulheres com gripe suína são capazes de produzir proteção específica contra esse tipo de infecção nos filhos, transmitida através do leite materno.
Claro que alguns cuidados devem ser tomados para minimizar a exposição do bebê, como lavar bem as mãos antes de pegar a criança e cobrir a boca e o nariz com uma máscara enquanto estiver dando o peito.
Ao espirrar, lembre-se sempre de cobrir o nariz com um lenço. Se a mãe estiver tão doente a ponto de ter dificuldades para alimentar a criança no seio, o recomendado é que ela retire o leite com uma bombinha para dar ao bebê.
CONSULTORIA:
MARCUS RENATO DE CARVALHO, PEDIATRA E ESPECIALISTA EM AMAMENTAÇÃO, EDITOR DO SITE WWW.ALEITAMENTO.COM
Leia mais aqui no aleitamento.com
GRIPE SUÍNA (Influenza A): AMAMENTAÇÃO PROTEGE os LACTENTES
MÃES com GRIPE A podem e devem AMAMENTAR