Uma mama gigante para lembrar que
amamentar em público é natural
Uma agência britânica levou a peito a missão de combater o estigma associado à amamentação em público, ao colocar uma versão gigante de uma mama feminina inflável no topo de um edifício em Londres.
A iniciativa pretende naturalizar o ato para que as mães não se sintam culpadas ou envergonhadas por amamentar em público
Foi através de uma mama gigante, pousada em cima de um edifício na zona de Shoreditch, em
Londres, que uma agência criativa decidiu passar a mensagem de que amamentar em público é
algo natural. A ação foi lançada no domingo, data em que se celebrou o Dia das Mães no Reino
Unido (tradicionalmente, ao quarto domingo depois do início da Quaresma).
“É inacreditável que em 2017 as mães britânicas ainda se sintam observadas e julgadas
quando amamentam em público”, lê-se numa nota publicada no site da agência Mother
London.
À espreita no topo da esquina de um edifício, a mama inflável com um mamilo saliente era difícil de ignorar. Perto do local onde estava pousada a versão com alguns metros de um peito feminino, estavam afixados cartazes com a hashtag #FreeTheFeed (“libertem a amamentação”, numa tradução livre) e uma mensagem: “Esta é uma celebração do direito de todas as mulheres de decidir como e quando devem amamentar as suas crianças sem se sentirem culpadas ou envergonhadas pelas suas decisões parentais”.
Apesar daquela rede de agências criativas também estar presente em Nova Iorque e Buenos Aires, a iniciativa decorreu somente em Londres.
O site Loove, criado por dois portugueses, partilha fotografias que realçam a intimidade partilhada por mães e filhos durante o ato de amamentar, independentemente de onde estejam. Um projeto fotográfico semelhante foi lançado em 2015. É o “Mamaço no Espaço” e publica fotografias de momentos de amamentação em público, tentando combater olhares de reprovação e comentários desagradáveis.
No Brasil, “Elas por Elas”:
evento põe em pauta empoderamento feminino
No dia 1º. de abril as 15h no Rio de Janeiro, o tema do debate é justamente esse:
AMAMENTAÇÃO EM PÚBLICO E NAS EMPRESAS
A sociedade não está preparada para a amamentação. Não há locais apropriados para ordenha nas empresas, a amamentação em público ainda é tabu, mulheres são julgadas se não conseguem amamentar (ou se amamentam por tempo demais) e, como reação, as mães têm organizado cada vez mais mamaços.
Palestrantes: Bela Gil (chef e apresentadora), Dra. Elsa Giugliani (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Simone de Carvalho (Unicamp)
Mediação: Daniela Tófoli (Crescer)
Inscrições podem ser feitas em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfSa07t53jgJTbElVM0KKJ2o7uu7uk52wWvPqaZalMEcE98tQ/viewform