
Summary
O texto da nossa Editora Gabrielle argumenta que chupar o dedo é um reflexo natural e parte do desenvolvimento do lactente, enquanto o uso da chupeta pode causar problemas bucais e interferir na amamentação. A retirada abrupta da chupeta pode gerar hábitos prejudiciais, e a amamentação em livre demanda ajuda a prevenir o hábito de chupar o dedo. Criar um ambiente acolhedor é essencial para um desenvolvimento saudável.
Gabrielle Gimenez*
Sempre que falamos sobre o uso de chupeta versus a sucção digital (chupar o dedo), surgem comentários relatando sobre pessoas que mantiveram o hábito de chupar o dedo até a vida adulta, como argumento para oferecer a chupeta ao bebê. Com bastante frequência acompanhado do clássico: “porque a chupeta, a gente tira, mas o dedo, não”. Mas será que isso é realmente verdade?

A realidade é que a chupeta não é uma solução tão fácil de se eliminar posteriormente quanto parece. Ela apenas oferece a falsa sensação de estar no controle aos pais.
Aqui estão alguns pontos importantes para considerar sobre a sucção digital e o porquê a chupeta pode não ser a melhor troca:
- Sucção digital é natural: Sugar o dedo é um reflexo do bebê desde o útero, ajudando a prepará-lo para a amamentação após o nascimento.
- Parte do desenvolvimento: Nos primeiros seis meses, o bebê suga qualquer coisa que se aproxima dos lábios, inclusive seus próprios dedos, como parte de sua autodescoberta.
- Não bloqueie o desenvolvimento natural: Impedir o bebê de chupar os dedos usando luvas ou oferecendo chupeta pode interferir no seu desenvolvimento natural.
- Chupeta e saúde bucal: A chupeta, por ser rígida e não se adaptar ao formato da boca como o peito ou o dedo, pode causar mais danos ao desenvolvimento bucal, especialmente se usada com frequência e por longos períodos.
- Impactos da retirada abrupta da chupeta: Quando a chupeta é retirada de forma abrupta pelos pais, a criança pode desenvolver outros hábitos nocivos, como roer unhas, bruxismo, ou até começar a chupar o dedo. Dependendo da idade, tempo de uso e da dependência que a criança desenvolveu pela chupeta, a sua retirada deve ser feita de forma gradual e respeitosa e, se necessário, com acompanhamento profissional multidisciplinar. Existe na Odontologia a opção do uso de um aparelho especial, conhecido como “mamilo”, para casos mais severos e com bons resultados.
- Aleitamento materno é chave: A amamentação exclusiva em livre demanda e continuada até os dois anos de idade ou mais pode reduzir o risco de a criança desenvolver o hábito de chupar o dedo.
- Desmame precoce: O uso da chupeta pode aumentar o risco de desmame precoce, além de ter outros impactos negativos no desenvolvimento da criança, com possíveis repercussões na vida adulta.
A melhor maneira de prevenir o hábito de chupar o dedo intencionalmente é garantir um ambiente seguro, acolhedor e responsivo, onde a criança se sinta emocionalmente atendida.
* @gabicbs Gabrielle é puericultora, mãe de três, editora especial do portal aleitamento.com e autora do livro “Leite Fraco? – Guia prático para uma amamentação sem mitos”.
Leia mais sobre esse tema aqui no aleitamento.com:
Odontólogo: DEDOS ou chupeta – qual é o melhor?
Pediatra: Mãos na boca!