No Aconselhamento na Amamentação:
ouvir a nutriz é fundamental.
Você sabe escutar? Faça o teste
Estamos preparando mais uma Oficina (V) de Introdução à Prática do Aconselhamento em Amamentação que será realizada em Fortaleza, CE no dia 25 de junho – Enlace Dourado**.
Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não nascemos com ela. Este teste vai lhe dizer se você tem a capacidade de ouvir com empatia.
Ernesto Berg*, 2014
Responda as questões em termos da sua maneira de ser. Não procure “acertar” ou imaginar a melhor resposta. Seja você mesmo.
S = SIM N = NÃO + – = MAIS OU MENOS
1. Você prefere falar? (Em vez de ouvir) S N + –
2. Você costuma memorizar (ou anotar) os itens mais importantes de uma conversação? S N + –
3. Você tem o hábito de prestar atenção às mensagens não verbais (gestos, postura, expressão facial etc.) e as utiliza como fonte de referência para dar seguimento ao diálogo? S N + –
4. Você costuma virar-se, mexer-se, olhar para os lados ou ocupar-se com o celular enquanto alguém fala com você? S N + –
5. Você costuma fazer perguntas para que você possa entender melhor o que a outra pessoa diz? S N + –
6. Você demonstra um real interesse no que a pessoa está dizendo, olhando atentamente para ela? S N + –
7. Você solicita uma nova explicação ou repetição de algo que não tenha entendido bem? S N + –
8. Você tem o hábito de interromper as pessoas enquanto elas estão falando?
S N + –
9. Você presta atenção aos conteúdos emocionais tanto quanto escuta o que a pessoa diz?
S N + –
10. Você demonstra impaciência ou irritação, quando alguém lhe diz algo que lhe aborrece?
S N + –
Faça sua contagem de pontos
Marque um ponto para cada resposta SIM dada às seguintes perguntas: 2, 3, 5, 6, 7, 9
Marque um ponto para cada resposta NÃO dada às seguintes perguntas: 1, 4, 8, 10
Marque meio ponto para cada resposta MAIS OU MENOS
TOTAL DE PONTOS: ______
Seu resultado
De 9 a 10 pontos. Você é um bom ouvinte. Sabe captar as ideias do interlocutor e sua atitude desperta confiança.
De 6 a 8,5 pontos. Você é um ouvinte médio. Consegue captar boa parte das mensagens, mas mostra, também, a necessidade de praticar mais a arte de bem ouvir, a fim de superar algumas deficiências.
Abaixo de 6 pontos. Você provavelmente tem dificuldades em saber ouvir. Boa parte das mensagens que escuta não é processada adequadamente e sofre algum tipo de interferência pessoal, o que o deixa “desligado” de alguns pontos importantes da conversação.
A diferença entre escutar e ouvir
Uma das melhores maneiras de demonstrar seu interesse pelas pessoas e estabelecer relacionamentos profícuos é a capacidade de saber escutar. Escutar é uma habilidade que precisa ser desenvolvida, pois não é inata. Gostamos mais de falar do que de escutar e poucas vezes nos concentramos em realmente ouvir. Confundimos escutar com ouvir. Ouvimos sons, ruídos, chiados, vozes, barulhos, mas não estamos, de fato, atentos a isso. Em geral só escutamos 25% do que ouvimos e os restantes 75% são eliminados. Escutar significa prestar atenção. Quando escutamos, isto é, prestamos atenção, somos capazes de entender melhor quem a pessoa é, sua forma de pensar e de agir. A capacidade de saber ouvir atentamente é uma das competências mais importantes que podemos desenvolver, pois dela depende, em alto grau, a condição de resolver conflitos e estabelecer entendimentos proveitosos tanto no ambiente de trabalho quanto familiar.
*Texto extraído e condensado do livro O Livro das Relações Humanas – Seu Manual para Obter Sucesso com as Pessoas, de Ernesto Berg, Juruá Editora. Para mais detalhes, ou adquirir a obra acesse www.quebrandobarreiras.com.br seção de LIVROS.
**Inscrições para a V Oficina de Introdução à Prática do Aconselhamento em Amamentação no e-mail: enlacedouradofortaleza@gma