Summary
O objetivo da Oficina de Ensino de Aleitamento será refletir sobre estratégias de ensino que contribuam com a formação de graduandos e pós-graduandos na promoção, proteção e apoio ao AM/ACS, ampliando oportunidades de aprendizagem por meio de estratégias que articulem o ensino com a extensão e a pesquisa. Será realizada no XVI ENAM no 15 de abril de 2024 de 8h as 12h. É preciso se inscrever para garantir a sua vaga.
XVI Encontro Nacional de Aleitamento Materno (XVI ENAM), VI Encontro Nacional de Alimentação Complementar Saudável (VI ENACS) e o I Encuentro Latino-Americano y Caribeño de Lactancia Materna (I ELACLAM).
OFICINA de ENSINO de ALEITAMENTO MATERNO e ALIMENTAÇÃO COMPLEMENTAR SAUDÁVEL – AM/ACS
Objetivo:
Refletir sobre estratégias de ensino que contribuam com a formação de graduandos e pós-graduandos na promoção, proteção e apoio ao AM/ACS, ampliando oportunidades de aprendizagem por meio de estratégias que articulem o ensino com a extensão e a pesquisa.
Coordenação: Marcus Renato de Carvalho (UFRJ)
Facilitadores: Cecília Pinton (Unicamp), Patrícia Peres (UERJ), Flávia Gheller Schaidhauer (UFSC) e Katia Galeão Brandt (UFPE).
Dirigido a preceptores e docentes do ensino superior.
50 vagas
Temas:
Ensino do Aleitamento na Graduação em Medicina
Escala de avaliação de conhecimento de estudantes sobre aleitamento materno
Estratégias de ensino de AM/ACS fora da sala de aula
Pós-graduação lato senso/Especialização em AM
Vamos organizar um Seminário Nacional sobre Ensino de Aleitamento Materno?
Debates
*15 de abril de 2024: 8h as 12h – João Pessoa, Paraíba
O ensino do aleitamento materno é fundamental para garantir que os profissionais de saúde de várias formações (Medicina, Enfermagem, Nutrição, Fonoaudiologia, Psicologia, Saúde Pública…) sejam capacitados para apoiar as mães e seus familiares para que possam amamentar de forma prazerosa, evitando intercorrências e desmame precoce.
Facilitadores
- Cecília Freire de Carvalho Pinton é médica pediatra com títulos de especialista pela SBP e de endocrinologia pediatria pela SBEM. Tem pós-graduação em aleitamento materno e pediatria integrativa. Atua como médica assistente no departamento de pediatria da UNICAMP e em consultório privado.
- Flávia Gheller Schaidhauer é médica Pediatra com experiência em atendimento ao recém-nascido em sala de parto e alojamento conjunto. Foco no atendimento humanizado. Especialista em Aleitamento Materno, Mestre em Pediatria, Doutoranda em Pediatria. Consultora em Lactação com certificação internacional – IBCLC. Fundadora da Amamentação Científica. Professora do Curso de Medicina da UNISUL e Professora de Pediatria da UFSC. Membro do Departamento Científico de Aleitamento da Sociedade Catarinense de Pediatria.
- Katia Brandt é médica com Mestrado em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFPE e doutorado em Ciências pela USP. Profa. Associada de Pediatria da UFPE, Profa. da Pós-graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UFPE, Preceptora do Serviço de Gastroenterologia Pediátrica do Hospital das Clínicas UFPE. Membro da IBFAN e do Grupo de Trabalho Professionals in Healthcare Against Sponsorship from the Formula Industry (PHASFI) – OMS.
- Marcus Renato de Carvalho é médico Pediatra – Professor Adjunto do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ. Editor do portal aleitamento.com. Especialista em Amamentação pelo Wellstart International e Consultor em Lactação com certificação internacional – IBCLC desde 2000. Membro do Comitê de Lactancia Materna da ALAPE – Associação Latino-Americana de Pediatria. Um dos autores do “Amamentação – bases científicas” 4ª edição. @marcus.decarvalho.
- Patricia Lima Pereira Peres é enfermeira, Doutora pelo Instituto de Medicina Social da UERJ. É Mestre em Enfermagem/UNIRIO. Especialista em Docência Superior e em Gestão Materno-Infantil/ENSP-FIOCRUZ. Avaliadora da Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação, Tutora da Política Mulher Trabalhadora que Amamenta e do Método Canguru para Atenção Básica. Membro da IBFAN e Grupo MAMA. Professora Associada do Departamento Materno-Infantil da Faculdade de Enfermagem – UERJ. =>Garanta a sua vaga em https://enam.org.br/2024/
Estratégias e princípios do ensino de Aleitamento
O ensino do aleitamento materno para profissionais de saúde é fundamental para garantir que eles possuam o conhecimento necessário para orientar e apoiar as mães e pessoas que amamentam durante esse período crucial. Aqui estão algumas estratégias e práticas que podem ser implementadas:
- Treinamento especializado: Oferecer cursos de treinamento específico em aleitamento materno para profissionais de saúde, abordando tópicos como anatomia e fisiologia da lactação, técnicas de amamentação, posicionamentos corretos e solução de problemas comuns.
- Atualização constante: Manter os profissionais de saúde atualizados sobre as últimas evidências científicas e diretrizes relacionadas ao aleitamento materno. Isso pode incluir oficinas regulares, seminários e acesso a materiais educativos atualizados.
- Simulações práticas: Incorporar simulações práticas e exercícios de teatralização para permitir que os profissionais de saúde pratiquem habilidades específicas, como ajudar as mães a conhecer técnicas adequadas para que a amamentação possa ocorrer sem sofrimento.
- Discussão de casos clínicos: Facilitar discussões de casos reais para que os profissionais de saúde possam compartilhar experiências, desafios e estratégias bem-sucedidas em situações relacionadas ao aleitamento materno.
- Praticar o Aconselhamento: Enfatizar a importância da empatia e da escuta ativa ao lidar com mães que podem enfrentar desafios ou dúvidas em relação à amamentação. Isso ajuda a construir uma relação de confiança e apoio.
- Promover a abordagem centrada na mulher: Incentivar uma abordagem centrada na pessoa, reconhecendo a singularidade de cada situação. Isso implica levar em consideração as circunstâncias particulares daquela família, histórico de saúde, preferências e necessidades. Acolher lactantes com PCD adaptando o apoio segundo suas necessidades singulares.
- Trabalho em equipe interdisciplinar: Promover o trabalho em equipe interdisciplinar, envolvendo enfermeiros, médicos, fonoaudiólogas, psicólogas, parteiras, consultores em aleitamento materno e outros profissionais de saúde. Uma abordagem colaborativa é mais eficaz para fornecer apoio abrangente às mães.
- Promover ambientes favoráveis à amamentação: Educar os profissionais de saúde sobre a criação de ambientes ambulatoriais e hospitalares que apoiem e promovam o aleitamento materno, como a implementação de políticas como a do “Hospital Amigo da Criança”; Unidades Básicas Amigas da Amamentação; Comitês municipais de aleitamento…
- Apoio emocional: Integrar treinamento sobre a importância do apoio emocional às pessoas que amamentam durante o processo. Isso inclui o reconhecimento dos aspectos psicológicos e psicossomáticos associados à amamentação. Levando em conta as necessidades específicas de populações indígenas, quilombolas, ribeirinhas…
- Recursos educativos: Disponibilizar materiais educativos, como livros, folhetos, vídeos, guias e aplicativos, que os profissionais de saúde possam compartilhar com as mães para fornecer informações adicionais e reforçar o aprendizado.
Ao implementar essas estratégias, os profissionais de saúde estarão melhor preparados para orientar e apoiar as mães no aleitamento materno, contribuindo assim para a promoção da saúde da mulher e da criança.