Nossa política editorial é antirracista
“Ninguém nasce racista, mas aprende a ser racista.”
Zezé Motta
Este portal se empenha para que a população negra se sinta representada nas imagens e publicações veiculadas.
No Brasil, o racismo é estrutural, e não podemos ser omissos ou temermos reverter essa triste realidade.
Nos últimos eventos que organizamos, bolsas integrais foram utilizadas por profissionais de saúde negras, indicadas por conferencistas ou por ativistas dos movimentos pela igualdade racial.
Além disso, temos procurado pautar essas questões na nossa linha editorial e nos nossos Congressos e Seminários, abordando a questão do racismo relacionado à amamentação, à saúde e condições de vida das mulheres negras, às paternidades, humanização do parto & nascimento, prematuridade…
A linguagem utilizada em nossos textos também é antirracista, excluindo qualquer termo que expresse o racismo presente em discursos que reafirmam a imagem social de negras e negros em papeis subalternos, assim como suas produções culturais, incluindo sua religiosidade.
O aleitamento.com pode contribuir para a luta antirracista e o movimento #BlackLivesMatter apoiando de forma explícita essas causas.
Nosso portal é sem fins lucrativos, tem acesso aberto e gratuito e não temos patrocinadores para evitar conflito de interesses.
Esse termo é inicial e estamos abertos a recebermos críticas e aceitamos sugestões para ampliarmos ações de combate ao racismo.
“Numa sociedade racista, não basta não ser racista é preciso ser antirracista”
Angela Davis
Agradecemos a Luana Génot, jornalista da Revista Ela que inspirou essa declaração,
e assessoria da Psicóloga Fê Lopes e da Profa. Claudia Fabiana.
Rio de Janeiro, 6 de julho de 2020.
Prof. Marcus Renato de Carvalho, Editor www.aleitamento.com