A história da amamentação em quadrinhos
A Profa. Cristine Nunes*, designer, adora desenhar e reconhece o poder de comunicação da linguagem dos quadrinhos: uniu o útil ao agradável e inventou de contar no seu novo livro a história do aleitamento em tirinhas.
Ela afirma: “de tanto falar na importância da amamentação, nos problemas da mamadeira e na história dessa importante luta em prol da saúde das crianças – conduzida por uma infinidade de pesquisadores e ativistas por todo o mundo, imaginei ser interessante arriscar uma mudança de linguagem. Admiradora das narrativas em quadrinhos – principalmente daquelas que abordam sérias questões em reportagens visuais, como as realizadas por Joe Sacco e Art Spiegelman – e das incríveis tirinhas de André Dahmer (meu querido ex-aluno) no jornal O Globo, resolvi me dedicar à tarefa de trazer visualidade e síntese ao meu discurso”.
O livro acaba de ser lançado no XV ENAM – 3th WBC… no Rio de Janeiro.
São seis historinhas que falam sobre o surgimento da alimentação artificial de bebês, explicam alguns problemas provocados pelo uso de mamadeira, incentivam o uso do copinho como alternativa, contam como foi criada a Metodologia Mãe Canguru e o grupo de ativistas Amigas do Peito, e ainda um conto feliz de amamentação. Cada uma delas é antecedida por textos de grandes feras na área, que acompanharam todo o processo recomendando ajustes e acréscimos que fiz com muita alegria. É um conteúdo certificado!
Tive a honra de escrever o Prefácio:
Cristine Nunes – Designer de Humanidades
Graças a Amamentação a espécie humana sobreviveu, cresceu e evoluiu… Quer que eu desenhe?!
E a Profa. Cristine desenhou de forma didática, com um percurso histórico, com autoridade de quem não é novata na área (não deixem de ler também o “Amamentação e o desdesign da mamadeira”). Os mitos e crenças são desvelados, as causas socioculturais do desmame precoce são explicitadas…
O caso das Amas de leite escravas negras talvez explique a “Amamentação cruzada” como uma prática prevalente até hoje.
A origem do Desmame Comerciogênico é ilustrada denunciando o conluio das indústrias de fórmulas infantis (leites de vaca em pó modificados para o uso de lactentes) com alguns pediatras e suas associações profissionais.
Mulheres conscientes começaram a questionar a “epidemia” de leite fraco e resgataram a arte milenar e feminina da Amamentação.
Pesquisadores, Ongs como a IBFAN e mais recentemente a WABA pressionam a OMS e o Unicef para que regulassem as práticas de marketing de produtos que prejudicam o Aleitamento.
As mamadeiras, chupetas e intermediários de silicone também foram incluídos nesse Código de Comercialização que no Brasil chamamos de NBCAL.
Felizmente, profissionais e serviços de saúde estão mais preparados para a promoção, proteção e apoio à Amamentação: Maternidades Amigas da Criança, Bancos de Leite Humano, Unidades Básicas Amigas da Amamentação, Agosto Dourado, Consultórios Amigos da Amamentação… uma infinidade de iniciativas que se consolidam e que nos dão esperança de nos mantermos como mamíferos!
A incrível Metodologia Mãe-Canguru que nesse ano completa 40 anos também não foi esquecida. O “calor, amor e leite materno” constitui o seu tripé filosófico e fisiológico que permite que os prematurinhos sobrevivam com qualidade de vida no colo de suas mães e familiares.
Utilizaremos esse livro como um valioso recurso pedagógico para que as novas gerações não esqueçam que o Leite Materno é água de vida que brota do seio da terra-mãe.
Obrigado Cristine!
Prof. Marcus Renato de Carvalho, IBCLC, UFRJ. Editor do portal aleitamento.com
Você pode comprar o livro na Editora Timo
*CRISTINE NOGUEIRA NUNES é designer formada pela ESDI (Escola Superior de Desenho Industrial – UERJ) e sua tese de doutorado na PUC-Rio está publicada no livro Amamentação e o desdesign da mamadeira. Desde 2010, ano da defesa do trabalho, a autora assumiu a crítica à produção industrial e a defesa da amamentação como causa de vida, integrando-se aos grupos de ativistas, a iniciativas acadêmicas e eventos. Além disso é responsável pelo blog mamadeiranuncamais.blogspot.com.