SEMANA MUNDIAL DA AMAMENTAÇÃO
13 a 18 de Setembro de 2004
AMAMENTAÇÃO EXCLUSIVA:
SEGURA, SAUDÁVEL E SUSTENTÁVEL
No dia 1º de agosto de 1990 reuniram-se em Florença Itália organizações internacionais e representantes de 40 países, inclusive o Brasil e firmaram a Declaração de Innocenti. Em 14 de fevereiro de 1991 após um encontro organizado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) criou-se a WABA (World Alliance for Breast-Feeding Action), uma Aliança Mundial para interligar as diferentes organizações que já realizavam ações de incentivo ao aleitamento materno a exemplo de La Leche League International (LLL) e International Baby Food Action Network (IBFAN) e desenvolver ações de PROMOÇÃO, PROTEÇÃO E APOIO AO ALEITAMENTO acordadas naquela Declaração. (Siqueira; Toma 2002).
A Semana Mundial da Amamentação (SMAM) é uma iniciativa da WABA tendo sido iniciada em 1992 com o objetivo principal de mobilizar a sociedade num mesmo período para em torno de um tema estabelecido promover ações de incentivo ao aleitamento materno no mundo inteiro. Estes foram os temas ao longo desses anos:
1992 – Iniciativa Hospital Amigo da Criança
1993 – Mulher, Trabalho e Amamentação
1994 – Faça o Código Funcionar
1995 – Amamentar Fortalece a Mulher
1996 – Amamentação uma Responsabilidade de Todos
1997 – Amamentar é um Ato Ecológico
1998 – Amamentação é um barato…o melhor Investimento
1999 – Amamentar é educar para a Vida
2000 – Amamentar é um Direito Humano
2001 – Amamentação na Era da Informação
2002 – Amamentação: Mães Saudáveis, Bebês Saudáveis
2003 – Amamentação: Trazendo Paz num Mundo Globalizado
2004 – Amamentação Exclusiva: Segura, Saudável E Sustentável
Aproximadamente 180 países comemoram a SMAM. Os materiais informativos são traduzidos em 14 idiomas. No Brasil essas ações são hoje coordenadas pelo Ministério da Saúde (Siqueira; Toma 2002).
O que significa “Amamentação Exclusiva: Segura, Saudável E Sustentável?”.
Amamentar Exclusivamente significa oferecer ao bebê somente leite de peito. Eles não necessitam de nenhum outro alimento até os seis meses de idade. Os chás e água não são apenas dispensáveis, mas prejudiciais. Eles são dispensáveis porque no leite humano já existe água. Nos primeiros minutos da mamada o nenê recebe basicamente água e íons, é o que se denomina leite anterior. Os chás são habitualmente oferecidos para curar às cólicas do nenê. Elas podem, no entanto ser tratadas com exercícios, calor humano (colocando a barriquinha do nenê junto da barriga da mãe)-contato pele a pele. Os chás são prejudiciais porque saciam a fome, são geralmente adocicados e oferecidos em chucas. Esse hábito já inculturado e aparentemente inofensivo pode:
* Desmamar o nenê que já tem preferência pelo sabor doce (Klaus 2001);
* Diminuir a freqüência das mamadas que aumentam a produção do leite;
* Causar prejuízos ortodônticos decorrentes do uso de chupetas (bico da chuca);
* Possibilitar infecções quando a higiene dos utensílios não é bem feita.
O uso da chupeta é desaconselhado pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
A amamentação é considerada Saudável porque proporciona saúde à criança. O leite humano é completo e perfeito, são inúmeros os benefícios de ordem nutricional, imunológico, psicológico, ortodôntico, social, cultural, econômico…,tudo o que o bebê necessita para crescer e desenvolver-se com saúde. O Colostro (chamado o leite dos primeiro dias) é uma verdadeira vacina. O leite humano, portanto proporciona qualidade de vida e, diminui a morbimortalidade infantil que ainda é elevada no mundo inteiro, causadas por doenças infecciosas como diarréias, pneumonias etc, que poderiam ser evitadas se as crianças estivessem só mamando no peito.
Hoje, segundo o UNICEF, 1,3 milhões de vidas poderiam ser salvas a cada ano se conseguíssemos aumentar o número de mães em aleitamento materno exclusivo até os seis meses de vida e com complemento até os dois anos de idade.
Quando a criança está sendo amamentada, ela está em segurança nos braços da mãe, recebendo a ternura do seu toque, ouvindo o som de sua voz que proporciona a formação de um o vínculo afetivo precoce favorecendo o equilíbrio emocional do bebê, tão necessário para toda a sua vida.
Keiko Teruya. professora de Pediatria da Faculdade de Medicina do Centro Universitário Lusíada (Unilus), revela que em um estudo realizado por uma promotora de justiça sobre violência doméstica constatou-se que todos os jovens que haviam cometido infrações penais incluídos na pesquisa não foram amamentados na infância. Isto leva a crê que o aleitamento materno pode contribuir para o desenvolvimento psicosocial saudável dos indivíduos (A Tribuna 2002)
É de fundamental importância que a Amamentação seja incluída no conteúdo educacional das escolas, pois os educadores freqüentemente desconhecem os benefícios do Aleitamento e sua relação com o desenvolvimento do cérebro da criança. Meninas desde a infância e a adolescência deveriam ser orientadas positivamente para amamentar, através de experiências de vida e educação formal.
A participação do PAI e de toda família é fundamental nesse momento ímpar estimulando, apoiando, ajudando. O Prof. Dr. Marcus Renato de Carvalho, pediatra e professor de Puericultura da UFRJ, pai da Clara e da Sophie divulga os 10 Passos para a participação efetiva do Pai no apoio ao Aleitamento Materno:
(veja na seção Pai – www.aleitamento.com )
O ALEITAMENTO MATERNO é uma habilidade que precisa ser resgatada e apoiada. Temos que continuar Promovendo, Protegendo e Apoiando o Aleitamento Materno exclusivo até os seis meses e com complementação até os dois anos, a fim de aumentar os índices de cobertura da amamentação no mundo inteiro, uma das principais estratégias para redução da Mortalidade Infantil, é muito simples e natural é
“UMA FÓRMULA PERFEITA QUE NENHUM HOMEM PODERÁ FABRICAR PORQUE É UMA SUPER INVENÇÃO DE DEUS”. LEITE HUMANO, LEITE QUE SALVA VIDAS!!!
Os pais podem buscar informações, apoio e ajuda no Banco de Leite Humano, Centros de Saúde, Hospitais e Maternidades.
As dúvidas também podem ser tiradas pelo
Telefone – 0800-268877
No Dia primeiro de Outubro será comemorado o Dia Nacional. de Doação de Leite Humano. Data que foi criada por meio de portaria ministerial na Semana Mundial de Amamentação de 2003. Incentive as mães que possuem muito leite a doarem.
Fone – 226-6335 – Aracaju – SE
Visite o site: http://www.infonet.com.br/aleitamento/