X ENAM
transforma
BELÉM do Pará
em capital do
ALEITAMENTO
Com o tema “Um Norte para a promoção, proteção e apoio ao Aleitamento Materno” será realizado em Belém de 21 a 24 de maio o X Encontro Nacional de Aleitamento Materno – ENAM, que pela primeira vez acontece em uma capital da região amazônica.
A expectativa do evento é reunir cerca de duas mil pessoas no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia em Belém.
Dentro da programação, palestras e oficinas promovidas por mais de 80 pesquisadores e profissionais que são referência no assunto no Brasil e em outros países, como a Malásia, Guatemala e Portugal.
O encontro é realizado pela Associação de Amigos da Amamentação do Pará – AMAMEN/PA, além da IBFAN BRASIL – Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar e IBFAN BELÉM. O ENAM conta também com o patrocínio do Governo do Estado, através da Secretaria Executiva de Estado de Saúde Pública do Pará – SESPA. A organização do encontro é de uma comissão integrada por médicos, nutricionistas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. Na presidência do evento está Eunice Begot, que há mais de uma década se dedica ao incentivo da amamentação no Estado atuando no Banco de Leite da Santa Casa e que também preside a AMAMEN/PA. Para Eunice, “o encontro é uma oportunidades de deixar definitivamente a semente de incentivo a amamentação plantada no Pará e mobilizar os profissionais para a importância do incentivo ao aleitamento materno.”
As inscrições para o X ENAM estão abertas e podem ser feitas através do site www.enam.org.br
Mil Mães Amamentando às Margens da Baia do Guajará
Um dos gestos mais representativos da maternidade. O ato de nutrir o filho com o mais completo dos alimentos: O leite materno. É esta ação, feita por mil mulheres ao mesmo tempo, que marcará o Mil Mães Amamentado às Margens da Baía do Guajará. O evento que acontece na manhã do dia 20 de maio de 2008, na Estação das Docas, precede a abertura oficial do X Encontro Nacional de Aleitamento Materno – ENAM em Belém do Pará. De acordo com a coordenadora do Mil Mães, Rosângela Monteiro, o objetivo é “acolher mães e filhos em aleitamento em uma programação artística e cultural e colocar em evidência a importância da amamentação para a vida, que pode se expressar pela simplicidade da natureza, pela arte, pela sabedoria, pela saúde, pela paz e por muitas outras maneiras de viver com felicidade.”.
Faltando cerca de três meses para o evento a equipe organizadora faz os ajustes finais na programação cultural e reforça o trabalho de convidar as mães paraenses para o encontro.
A mobilização
Depois de distribuir mais de mil convites em oito maternidades de Belém, a Associação de Amigos da Amamentação do Pará – AMAMEN/PA, junto com os representantes de organizações apoiadoras, traçou uma estratégia que deve fazer com que ninguém se esqueça do Mil Mães. Ao invés de um simples convite, as mães convidadas estão recebendo um calendário-convite, com espaço para colar a foto do filho, uma doce lembrança que deve garantir que mãe nenhuma esqueça a data do evento.
Os calendários estão sendo produzidos com o apoio do projeto Criança Vida. Uma parte está sendo entregue nas maternidades de Belém. A distribuição também acontece através das pastorais da criança que atuam em vários bairros da capital e das cidades do interior do Pará. A comissão de divulgação do encontro também está convidando as prefeituras e gerando informações para serem veiculadas na imprensa local. Quem não receber o calendário-convite também pode se inscrever para participar do “Mil Mães Amamentando” através dos telefones: (91) 9999.0000 e (91) 3230.1622.
I Encontrinho de Aleitamento Materno ou Enanzinho.
O evento é inédito dentro do Encontro Nacional de Aleitamento Materno. O Enazinho, coordenado pela nutricionista Fátima Bentes, está sendo considerado uma iniciativa inovadora e ousada que deve se perpetuar dentro das próximas versões do encontro. A idéia está sendo implementada por universitários de nutrição e medicina da UFPA, capacitados pela Santa Casa em aleitamento materno. Os universitários fizeram o cadastro de 10 escolas da rede pública e privada de Belém para promover o debate sobre o aleitamento entre professores e estudantes do ensino fundamental. As palestras nas escolas estão acontecendo desde o início de março e muitos alunos têm demonstrado grande interesse no tema. Além das palestras, que integram Oficina de Aleitamento para Crianças, os estudantes estão sendo convidados a participar de atividades como concurso de redação, Oficina de Fotografia e outras atividades artísticas. Para a presidente do Encontrinho Fátima Bentes, “o evento é mais um passo para a inserção do debate sobre amamentação nas escolas e o envolvimento de futuros profissionais na área de saúde na organização também é positivo, porque incentiva a formação de multiplicadores do tema.”.
I Encontro Amazônico de Bancos de Leite Humano: O encontro vai reunir os profissionais que atuam na captação de leite humano nos bancos da região amazônica. O objetivo é promover a atualização de conhecimentos, discutir as dificuldades enfrentadas e apresentar propostas de ações, nas áreas de logística e infra-estrutura, direcionadas à dinamização do funcionamento dos Bancos de Leite Humano.