Apoiar a Mulher que Amamenta para
um planeta saudável
O tema da Semana Mundial de Aleitamento (SMAM) de 2020 aborda a amamentação como um ato ecológico.
Cada vez que uma mãe oferece a seu filho leite de vaca industrializado (uma fórmula infantil), ela não imagina o quanto está prejudicando não só a saúde de seu bebê como também a de nosso planeta. E por outro lado, quando mantém a Amamentação exclusiva ela beneficia o lactente, ela mesma e o meio ambiente, porque o leite materno é um valioso recurso natural renovável. Um patrimônio de todas as mamíferas que deve ser respaldado por profissionais de saúde capacitados e por políticas públicas que garantam que a mulher e o seu bebê tenham esse direito: amamentação por 2 anos ou mais e de forma exclusiva nos primeiros 6 meses de vida.
Pela transcendência dessas questões e pela emergência dos efeitos das mudanças climáticas para a vida não só humana, a WABA – World Alliance for Breastfeeding Action resolveu repetir o tema que já havia sido proposto para a SMAM de 1997. A escolha dessa questão está relacionada a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável (Agenda for Sustainable Development) que é um plano de ação para pessoas, planeta e economia sem destruição da natureza.
A amamentação é um excelente exemplo das profundas conexões entre a saúde humana e os ecossistemas. O leite materno é um alimento natural, ambientalmente seguro e ecológico, porque é produzido e entregue ao consumidor com o mínimo de poluição, embalagem ou desperdício.
A produção de leite de vaca, em pó ou in natura impõe: a pecuária de extensão e o consequente desmatamento de nossas florestas. Sem falar no desnecessário gasto energético e de recursos, na enorme produção de lixo e na liberação de toxinas e gases poluentes na atmosfera consequentes da fabricação de bicos, mamadeiras, chupetas e de outros produtos (muitas vezes não recicláveis e não biodegradáveis) utilizados nas embalagens deste tipo de alimento. Um exemplo chocante do que estamos falando: são necessários 4.000 litros de água para produzir apenas 1 kg. de leite em pó, quando se considera toda a cadeia alimentar.
Por isso reafirmamos:
O Aleitamento Materno é um direito ecológico de todos os mamíferos!
A espécie humana é a única que oferece às suas crias leite de outro animal.
Deixamos dicas de leitura para você se aprofundar nesses temas tão fascinantes que nos tocam diretamente como coabitantes desse planeta:
O Impacto Ecológico da Alimentação por Mamadeira
Amamantar es un ato Ecologico – capítulo de livro
https://www.slideshare.net/Marcusrenato/amamentar-um-ato-ecolgico
Folder de ação da WABA para esse ano (inglês)
https://www.slideshare.net/Marcusrenato/flder-de-ao-para-a-smam-2020-waba
Folder da SMAM da WABA
https://www.slideshare.net/Marcusrenato/semana-mundial-de-aleitamento-2020-flder-da-waba
Campanha que coordenei na Rio 92 – Amamentar é um Ato Ecológico
https://www.slideshare.net/Marcusrenato/amamentar-um-ato-ecolgico-rio-92-memrias-de-uma-campanha
Footprints due to milk formula
Em breve no nosso SlideShare:
“Amamentar também é Ecológico” – Cadernos Origen, 1997.
Reserve na sua agenda: