Nota de esclarecimento
16.10.03
Ao contrário do que foi divulgado pela colunista Joyce Pascowitch, na edição de 13 de outubro da Revista Época, o Ministério da Saúde não está acabando com os Programas Método Mãe Canguru, de Interiorização do Trabalho em Saúde e com o Prêmio Galba de Araújo.
Método Mãe Canguru
Lançado em 1999, o Método Mãe Canguru tem como objetivo incentivar a assistência humanizada ao recém-nascido de baixo peso. Para tanto, o Ministério da Saúde continua capacitando profissionais de saúde para disseminação deste método nas maternidades do Sistema Único de Saúde (SUS).
De agosto de 2000 a setembro de 2003, já foram realizados 69 cursos de capacitação, nos sete centros de Referência do Ministério da Saúde por iniciativas estaduais, que resultaram na capacitação de 2,5 mil profissionais de 300 maternidades. Além disso, o foram realizados cinco seminários macrorregionais para disseminação do método para profissionais e gestores locais de diversas maternidades do SUS e do setor privado. Ou seja, o programa permanece funcionando em sua plenitude.
Para este ano, o Ministério da Saúde estabeleceu como meta visitar 30 maternidades para Avaliação Global do Método Mãe Canguru. Desta forma, será possível, propor melhorias na estrutura do método e na sua forma de aplicação.
Ministério da Saúde – Brasil