Família-Canguru: humanização na UTI Neonatal
CUIDADO MÃE-CANGURU:
A primeira etapa:
o RN prematuro na UTI
Quando iniciamos esta série dissemos que o Método Mãe Canguru (MMC) não deve ser confundido com a posição Canguru.
A posição canguru é a celebridade do MMC.
Sai em revistas e reportagens e é a grande vedete do MMC.
Mas o MMC é uma tecnologia mais ampla que a posição Canguru.
E inicia antes.
Assim que um prematuro é admitido na Unidade Neonatal para tratamento o pediatra inicia seu papel de extensão ao apresentar o bebe à família, dosando as reações dos familiares que vão orientar sua interação com a família.
A partir do momento em que o bebe atinge um estagio de estabilidade que permite presumir sua alta da UTI Neonatal para a Unidade Intermediária o MMC tem seu inicio.
E esse inicio, chamada aqui a primeira fase do MMC, consiste na apresentação do MMC à família e, ao mesmo tempo que essa apresentação é feita, na percepção da reação da família e na dose de aonde se pode ir e como se pode chegar à tranqüilidade materna necessária à amamentação e ao cuidado Mãe Canguru.
Mães mais inseguras tem seu fortalecimento estimulado.
São reconhecidos e conduzidos a ansiedade, a insegurança, o desconhecimento, o medo, a imaturidade, a confiança excessiva…
Isso é feito no decorrer dos dias.
O bebe muitas vezes ainda encontra-se sob ventilação mecânica, CPAP, fototerapia ou antibioticoterapia…
Esse tempo, onde é reconhecido e ajustado o emocional e o conhecimento da família ao Método, é o tempo necessário para que quando o bebe estiver em condições de ser colocado junto ao colo da mãe, a mãe esteja em condições de oferecer a sei bebe além do colo a tranqüilidade necessária para a descida do leite e para a interação e o estabelecimento de um vinculo saudável. Reconhece-se hoje 4 estágios de interação entre a mãe e o bebe durante o convívio intra-hospitalar:
1. O contato visual: a primeira vez que a mãe vê seu filho depois do parto. Esse primeiro momento pode demorar ate 1 semana para acontecer. A simples atitude de olhar um filho, muitas vezes sob ação de uma maquinaria impressionantemente pesada para seu bebe, é um marco e deve ser feita com muita orientação e ajuda da equipe de saúde.
2. O primeiro toque: abrir a incubadora e colocar a mão no próprio filho. Um gesto que se tornará simples num futuro não determinado. Mas que pode durar ate 10 dias para acontecer. Vem depois da primeira visita. Muitas mães preferem ver na primeira visita. Se julgam frágeis demais para toca-lo.
3. A primeira vez no colo: o contato corpo a corpo. É quase um troféu. Meu filho no meu colo? Eu posso? Muitas mães esboçam choro nesse momento.
4. O contato pele a pele: essa interação foi estabelecida com o MMC. Como veremos amanhã. É a pele da mãe na pele do bebe. E não se faz isso por prescrição. É quase um acordo onde a mãe deve ser o principal interessado.
Esta é a essência da primeira etapa do MMC.
Interagir com a mãe e com a família até o momento em que ela nos diz: Doutor, eu quero ser uma Mãe Canguru. Quando ela diz isso com bom humor ela pede autorização também para que seja autorizado a criação de um Pai-Canguru, de uma Vovó e de um Vovô Canguru ou até de um irmãozinho Canguru.
Com a família Canguru formada e preparada a primeira etapa do MMC esta completa.
Continuaremos.