Apoiamos o Novembro Roxo
em defesa da Prematuridade
“Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”.
Mais uma vez, participamos das ações desse mês internacional cujo objetivo é alertar sobre o crescente número de partos prematuros e como preveni-los, além de informar a respeito das consequências do nascimento precoce para o bebê, para a família e para a sociedade. São 340 mil famílias passando pela experiência da prematuridade todo ano em território brasileiro.
A cor roxa foi escolhida por simbolizar a sensibilidade e a individualidade, características muito peculiares dos prematuros. Essa campanha #NovembroRoxo acontece durante todo o mês, mas concentra suas ações, principalmente, no dia 17, Dia Mundial da Prematuridade.
Novembro é considerado o Mês Internacional de Sensibilização para a Prematuridade para chamar a atenção da população, dos governantes, dos gestores públicos, celebridades e influenciadores sobre a importância do tema, refletindo sobre a qualidade do atendimento oferecido aos nossos prematuros e às suas famílias e clamando por políticas públicas de prevenção, humanização do cuidado e por tratamentos adequados e de alcance equalitário.
O tema mundial da campanha desse ano:
“Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!”
“A questão colocada em pauta em 2021 é de extrema relevância, pois, no mundo todo, a pandemia ocasionou a separação de pais e seus bebês em algumas UTIs, impactando negativamente o prognóstico desses prematuros e a saúde emocional de mães e pais”, fala Denise Suguitani, diretora executiva da ONG Prematuridade.com.
Principalmente no período mais crítico da Covid-19, Denise lembra que a Organização recebeu diversos relatos de mães que não puderam estar perto dos seus bebês durante a internação.
A prematuridade é a principal causa de mortalidade infantil antes dos 5 anos de idade, no mundo todo. O Brasil é o 10º país no ranking global de partos prematuros, os quais ocasionam 10 vezes mais óbitos de crianças do que o câncer.
Temos 340 mil prematuros todo ano no país, 12% do total de nascimentos.
O parto é considerado prematuro quando acontece antes de 37 semanas de gestação. São várias as causas que podem levar à prematuridade, no Brasil, destaca-se o excessivo número de cirurgias cesarianas, mas o principal passo para evitar esse problema é a informação e prevenção, salienta a diretora executiva. “Nesse sentido, o pré-natal com bases em evidências científicas e de qualidade é uma das medidas mais eficazes para uma gestação saudável”, ressalta.
Mobilização
Uma série de ações integram a programação da campanha, promovida no Brasil pela Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (Prematuridade.com).
Convidados especiais trarão variadas informações e sensibilização ao tema, além de atividades envolvendo arte, música e espiritualidade.
A iniciativa é voltada às famílias e profissionais de saúde, estes também impactados pela separação, uma vez que desistiram de estarem com suas famílias para cuidarem dos pequeninos e seus familiares, merecendo todo o carinho e reconhecimento pelo trabalho prestado.
As lives contarão com a participação de representantes de entidades como a OMS, Sociedade Brasileira de Pediatria, Ministério da Saúde, Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), Sociedade Brasileira de Imunizações, Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano, além de importantes nomes da Neonatologia do país, parlamentares, voluntários da ONG, influenciadores e celebridades.
A ONG Prematuridade.com representa o Brasil na Rede Mundial de Prematuridade, une-se aos esforços globais da EFCNI e da March of Dimes para promover ações de sensibilização sobre essa causa.
No mundo todo, monumentos e prédios públicos são iluminados de roxo para chamar a atenção, na denominada Global Illumination Initiative.
A sociedade civil tem protagonismo na campanha, engajando-se, dentre outras maneiras, através das redes sociais usando as hashtags #DiaMundialdaPrematuridade, #NovembroRoxo e #WorldPrematurityDay, principalmente no Instagram, no Facebook e no Twitter.
Convocamos todos a participar da campanha! Convide sua família, amigos, colegas, sua equipe de trabalho! Fale sobre a data e use a cor roxa no dia 17 (uma blusa, um lenço, um chapéu).
Leia mais sobre o Novembro roxo aqui no aleitamento.com
03/11/2016 … Novembro Roxo. Mais uma vez participamos da campanha com o objetivo de conscientizar e trabalhar para prevenir a PREMATURIDADE.
Novembro roxo: GENÉTICA & PREMATURIDADE …
08/09/2017 … Preparando-nos para o Novembro roxo: GENÉTICA da PREMATURIDADE. Variações no DNA encontradas nas mães podem ajudar a guiar pesquisas sobre…
Vamos celebrar junt@s o #NovembroRoxo
22/10/2019 … No novembro roxo, 17/11 celebramos o #DiaMundialdaPrematuridade. Fonte: Prematuridade.com. Todo ano, um milhão de bebês morrem em…
Novembro Roxo: mobilização global pela Prematuridade Campanhas (5/11/2020) Novembro é o momento de jogar luz em um tema sensível: a prematuridade.
Milhares de Nascimentos PREMATUROS no Brasil: pesquisa constata. Pesquisas (4/10/2018) Preparando-nos para o Novembro roxo e para o dia 17
#NovembroRoxo #Mãe-Canguru o melhor que …
05/11/2018 … 17 de novembro é o Dia Mundial da Prematuridade! 1 em cada 10 bebês nasce prematuro e o Novembro Roxo promove um mês inteiro de ações…