Editor do Portal aleitamento.com é recertificado como
CONSULTOR IBCLC por mais 5 anos
Pela terceira vez desde 2001 fiz a prova para renovar meu título de “Especialista em Amamentação” pelo International Board of Lactation Consultant Examiners. Um desafio que recomendo a tod@s profissionais de saúde que prestam assistência clínica à nutrizes e seus bebês. Abaixo contamos em um resumo o que significa ser um IBCLC.
Marcus Renato de Carvalho*
“Eu quase nada sei, mas desconfio de muita coisa.”
Guimarães Rosa
Relatei uns meses atrás no texto “Aluno de Aleitamento” como se iniciou minha trajetória de estudante. Vale a pena complementar essa história com outro importante capítulo – o desafio de fazer o exame do IBCLE (International Board of Lactation Consultant Examiners) para obter o título de “Consultor Internacional em Amamentação”.
O Certificado Internacional de Consultor em Lactação existe desde 1985 e é conferido pelo IBLCE mediante aprovação de exame, oferecido anualmente em diversos países e em treze línguas. A prova é realizada no mesmo dia (última segunda-feira do mês de julho) em milhares de cidades em todo o mundo.
Atualmente, existem mais de 16.000 profissionais em 68 países com o Certificado Internacional de Consultor em Lactação. No Brasil, atualmente, há quase uma centena de profissionais com este certificado.
O objetivo desta certificação é beneficiar o público por meio do estabelecimento de critérios mínimos para a prática dos profissionais que se dedicam ao aleitamento. Espera-se que um profissional habilitado com este certificado tenha todas as condições de assistir as duplas mães-bebê e suas famílias e ajudá-las no manejo das dificuldades com a amamentação. Além disso, os profissionais que trabalham com aleitamento que possuem este certificado são reconhecidos e, em muitos países, recebem oportunidades diferenciadas em relação àqueles que não o possuem. Para as instituições, os profissionais que possuem o certificado possuem a qualificação para desenvolver um trabalho em aleitamento de excelente qualidade, desenvolver protocolos relacionados à lactação, repassar os conhecimentos e habilidades a outros membros da equipe e auxiliar na obtenção do título de Hospital Amigo da Criança.
Em síntese, o Certificado de Consultor em Lactação pode ser considerado um selo de qualidade do profissional que atua na área de aleitamento. Podem se candidatarem ao certificado, profissionais de diversas áreas tais como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, assistentes sociais, educadores, entre outros, desde que preencham critérios, como de ter realizado cursos, congressos; ter experiência prática comprovada; entre outras exigências.
Ter realizado uma especialização em um centro de excelência nos Estados Unidos – o Wellstart International**, em San Diego, me deu coragem para fazer a prova. No ano 2000, a prova era oferecida em poucos lugares e tive que ir a São Paulo realizá-la sob a supervisão das minhas colegas Pediatras, Elsa Giugliani (na coordenação nacional) e Honorina de Almeida (na local). Confesso que não é fácil ser submetido à avaliação. Fiquei apreensivo, com receio de não passar, por mais que tenha anos de experiência e tenha me preparado. A prova é instigante porque além de questões teóricas, há casos clínicos, e contem uma abordagem interdisciplinar, psico-social-cultural, diferente dos testes que havia sido submetido. A avaliação dura um dia inteiro – uma parte ocorre pela manhã e outra à tarde. O teste tem 200 questões, com fotos para diagnóstico, uma experiência acadêmica única.
Consegui passar e comecei a aplicar a prova no Rio de Janeiro (na Maternidade Escola da UFRJ) todos os anos. Como o “título” precisa ser revalidado a cada cinco anos, embora pudesse obter esta recertificação pelos livros, capítulos, artigos que escrevi e encontros, congressos, cursos que realizei, resolvi me submeter à outra prova. Meu título foi atualizado e refiz a prova (pela terceira vez) esse ano – 2014 e conquistei recertificação válida até 2019.
Recomendo que os profissionais de saúde de várias áreas – médicos, enfermeiros, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos, fisioterapeutas… Estudem o universo da amamentação e façam a prova, pois quanto mais trabalhadores “certificados” mais demonstramos como este campo do conhecimento é uma especialidade que precisa ser prestigiada e reconhecida.
* Marcus é Docente da Faculdade de Medicina da UFRJ, consultor em amamentação pelo IBCLC e editor do http://www.aleitamento.com
** Wellstart International pertencia ao Departamento de Medicina de Família e Comunidade da Faculdade de Medicina da Universidade da Califórnia. Em 1983, adicionou o Programa de Gestão da Educação em Amamentação. O que incluía trazer equipes de prestadores de cuidados de saúde de maternidades de ensino de vários países que juntos fariam um treinamento em manejo clínico da lactação e desenvolvimento de habilidades e, o planejamento de um programa que iriam realizar em seus países.