Como obter a certificação de Consultor Internacional em Amamentação?
Atualmente, mais de 32 mil profissionais são consultores certificados em 102 países, dos quais 80 são brasileiros. Fundado em 1985, a instituição tem como objetivo qualificar os profissionais para que haja excelência no atendimento às mães que amamentam, seus bebês e suas famílias.
O Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação (IBLCE, sigla em inglês) é um órgão independente e responsável por certificar profissionais da saúde como “Consultor Internacional em Amamentação”.
O dr. Robert Issler, membro do Departamento Científico de Aleitamento Materno (DCAM) da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e do Conselho Diretor do IBLCE, conversou com o SBP Notícias sobre o tema, sua importância para a promoção do aleitamento materno no mundo, do baixo índice de profissionais certificados no Brasil e sobre como se preparar para prestar o exame.
Segundo ele, a própria SBP oferece ferramentas aos interessados no tema, como o curso sobre amamentação no formato de Educação à Distância (EAD), recém lançado pela SBP. Para conseguir certificado IBCLC é necessário ainda possuir critérios de elegibilidade em pelo menos um dos três grupos disponíveis e realizar o exame, que é aplicado duas vezes ao ano. O próximo período de inscrições para a certificação acontecerá entre 1º de março e 15 de maio de 2019.
SBP Notícias – O que é o IBLCE e quais os seus objetivos?
Dr. Roberto Issler – O IBLCE ou Conselho Internacional de Avaliação de Consultores em Lactação é o órgão internacional independente de certificação que confere a credencial de Consultor em Lactação Certificado pelo Conselho Internacional (IBCLC). Sua missão é estabelecer o mais alto padrão mundial de cuidados em lactação/amamentação e certificar as pessoas que apresentam esses padrões.
SBP Notícias – Qual a atuação do IBLCE no Brasil no mundo?
Dr. Roberto Issler – Atualmente, existem mais de 31 mil consultores certificados em 102 países. No Brasil, somando os novos especialistas certificados e recertificados em 2018, somos cerca de 80 consultores. O Consultor certificado pelo IBLCE pode tanto agregar seus conhecimentos e práticas na sua atuação profissional diária, qualificando ainda mais seus cuidados, como também exercer uma prática clínica exclusivamente como Consultor Certificado em Lactação/Amamentação, seja no atendimento privado individual ou atuando em equipes multidisciplinares em hospitais ou em atendimento ambulatorial.
SBP Notícias – Quais dificuldades o senhor considera que o IBLCE tem em nosso País?
Dr. Roberto Issler – O primeiro brasileiro a certificar-se pelo IBLCE foi a dra. Elsa Giugliani, atual presidente do DCAM da SBP, em 1993. Apesar da presença de consultores certificados no Brasil há mais de 20 anos, ainda se destacam como grandes desafios para a busca pela certificação o pequeno número de profissionais certificados, a pouca abrangência dos consultores no vasto território brasileiro e o desconhecimento, tanto pelos profissionais de saúde quanto pelas famílias. Falta também um maior conhecimento e valorização por parte dos profissionais de saúde e pelos gestores e empregadores de serviços de saúde, tanto públicos quanto privados.
SBP Notícias – Quais os diferenciais dos profissionais certificados pelo IBLCE e por que ele é importante para os pediatras?
Dr. Roberto Issler – Os pediatras têm uma boa formação para apoiar e promover a amamentação. No entanto, a certificação é uma prova de excelência e um verdadeiro “selo de qualidade” profissional. Para os pediatras é uma comprovação de sua excelente qualificação, tanto em conhecimentos teóricos atualizados quanto em sua prática clínica em aleitamento materno. É um título que pode ser impresso em seu receituário, publicações, mídias digitais e que garante para as famílias que o procuram que esse especialista é totalmente comprometido e qualificado para promover, proteger e apoiar a amamentação. O título de Consultor Certificado pelo IBLCE, assim como outros títulos de especialista reconhecidos pela SBP, é uma comprovação de reconhecimento mundial do grau de especialista para o profissional que o obtém. A certificação agrega ainda qualidade e valor ao atendimento dos pediatras. Os especialistas que desejarem mais informações podem acessar o site da instituição; as datas importantes de 2019; e a lista de profissões reconhecidas.
SBP Notícias – Como obter a certificação no IBLCE?
Dr. Roberto Issler – Existem três caminhos para se qualificar para o exame. Como profissionais de saúde, os pediatras se habilitam por meio dos seguintes: mínimo de 90 horas de formação específica em lactação, obtidas ao longo dos cinco anos imediatamente anteriores à inscrição para o exame; mínimo de mil horas de prática clínica específica em lactação, em contexto apropriado de supervisão, obtidas ao longo dos cinco anos imediatamente anteriores à inscrição para o exame. Para os que não são profissionais de saúde é preciso comprovar conhecimentos básicos em disciplinas como Fisiologia, Anatomia, Medicamentos/Drogas, manejo das situações mais comuns do cotidiano, além de horas supervisionadas/comprovadas de atendimento a mães que estão amamentando, seus bebês e suas famílias. É possível ver mais detalhes e informações no Manual do Candidato (em português). Também é possível consultar o relatório da análise do exame de 2017.
SBP Notícias – Quando será o próximo exame para obtenção da certificação no IBLCE?
Dr. Roberto Issler – O exame do IBLCE é oferecido mundialmente em duas datas: abril e outubro. Em abril o exame é realizado apenas em inglês e em outubro em 17 línguas, incluindo o português. O conteúdo do exame é igual para todos os candidatos em todo o mundo. A prova é realizada em centros de computação credenciados, com rigorosa segurança e acesso com senha, sendo muito acessível em cidades de médio e grande porte em todo o Brasil. A taxa de inscrição varia de país para país. A data para inscrição da próxima prova em português é de 1º de março a 15 de maio de 2019 e o exame ocorrerá entre os dias 7 e 9 de outubro de 2019.
SBP Notícias – Como se preparar para obter aprovação na prova?
Dr. Roberto Issler – Não existe uma bibliografia específica. Todos os principais livros nacionais e estrangeiros podem ser utilizados para o estudo, além de diversos conteúdos, imagens e atlas com figuras que podem ser adquiridos ou consultados na Internet. A relação dos conteúdos, incluindo os temas e número de perguntas de cada área, está disponível na Lista Detalhada de Conteúdos, em português.
O exame é composto de 175 questões de múltipla escolha, sendo 75 sobre diversas áreas do conhecimento relacionado à amamentação, como anatomia, fisiologia, manejo de situações e problemas mais comuns, drogas/medicamentos e amamentação, interpretação de literatura científica, epidemiologia, conhecimentos/práticas/situações culturais. As outras 100 questões são baseadas em fotos, imagens, figuras, gráficos de situações do dia a dia relacionadas à amamentação.
Recentemente, a SBP lançou um curso sobre amamentação no formato de Educação à Distância (EAD), que também é uma ótima ferramenta para rever e aprofundar os conhecimentos sobre o tema e um bom roteiro de estudo para o exame do IBLCE. As aulas são ministradas por especialistas gabaritados do País, incluindo os membros do DCAM da SBP. A programação completa e todas as informações do curso podem ser encontradas no site do EAD. Este curso conta com 25 aulas com a participação de 27 professores e tem sido um sucesso. A iniciativa é aberta para pediatras e todos os outros profissionais de saúde com interesse no tema de Aleitamento, tais como enfermeiras, psicólogas, nutricionistas, fonoaudiólogas, fisioterapeutas, e estudantes de graduação.
Fonte: SBP – Sociedade Brasileira de Pediatria
O www.aleitamento.com tem uma seção dedicado à
Certificação em Amamentação: http://www.aleitamento.com/ilca-ibclc/
· Indicamos o livro “Amamentação – bases científicas” 4ª. edição que oferece conteúdo atualizado para os candidatos.
· Em parceria com o MedPortal oferecemos 2 cursos online:
– Temas Especiais em Aleitamento Materno
– Manejo Clínico da Amamentação
· O Prof. Marcus Renato de Carvalho é certificado pelo IBCLC desde 2001 e conta sua experiência no artigo
ESTUDANTE de ALEITAMENTO faz PROVA?!