Patrocínio de associações profissionais (Sociedades) nacionais e regionais de pediatria por empresas que fabricam substitutos do leite materno: evidências de uma revisão de sites oficiais
Sponsorship of national and regional professional paediatrics associations by companies that make breast-milk substitutes: evidence from a review of official websites
Artigo: BMJ Open 2019;9:e029035.doi:10.1136/ bmjopen-2019-029035
Autores: Laurence M Grummer-Strawn, Faire Holliday, Katharina Tabea Jungo, Nigel Rollins
Tradução: Marina Martins, BH/MG
Resumo
Objetivos:
As Associações profissionais ou Sociedades de pediatria desempenham um papel importante na promoção do mais alto padrão de atendimento para as crianças e suas mães.
A educação e as diretrizes devem ser feitas no melhor interesse dos pacientes. Dada a importância do aleitamento materno para a saúde, o desenvolvimento e a sobrevivência de crianças e mães, as associações pediátricas têm uma responsabilidade particular de evitar conflitos de interesse com empresas que fabricam substitutos do leite materno (BMS). O objetivo deste estudo foi investigar até que ponto as associações pediátricas nacionais e regionais são patrocinadas pelas empresas BMS.
Métodos:
Os dados foram coletados em associações pediátricas nacionais com base em pesquisas on-line de sites e páginas do Facebook. Os sites foram examinados em busca de evidências de patrocínio financeiro pelo setor de BMS, incluindo financiamento de periódicos, boletins ou outras publicações, conferências e eventos, bolsas de estudos e prêmios. O pagamento por serviços, como espaço para expositores em conferências ou eventos e anúncios pagos em publicações, também foi observado.
Resultados:
No geral, 68 (60%) das 114 associações pediátricas com um site ou conta no Facebook documentaram o recebimento de apoio financeiro de empresas BMS. O patrocínio, principalmente de conferências ou outros eventos, foi o tipo mais comum de apoio financeiro.
A prevalência de patrocínio de conferências é mais alta na Europa e nas Américas, onde cerca de metade das associações realiza conferências patrocinadas pela empresa BMS. Trinta e uma associações (27%) indicaram que receberam financiamento das empresas BMS como pagamento por anúncios ou espaço para expositores. Apenas 18 associações (16%) têm políticas, diretrizes ou critérios de conflito de interesses publicados on-line.
Conclusão:
Apesar da importância bem documentada da amamentação e do amplo reconhecimento de que influências comerciais podem moldar o comportamento dos profissionais de saúde, as associações/sociedades pediátricas nacionais e regionais geralmente aceitam financiamento de empresas que fabricam e distribuem BMS. As associações pediátricas devem funcionar sem a influência de interesses comerciais.
Em outro artigo sobre esse mesmo tema publicado no The Lancet:
“Certamente chegou a hora de fechar as portas das Sociedades de Pediatria para o financiamento das indústrias e proteger nossas mães que amamentam contra influências injustas.”
Lancet commentary on infant formula sponsorship of paediatric associations
9 February, 2019
Today the Lancet has published a commentary on infant formula sponsorship of paediatric
associations. https://www.thelancet.com/journals/lancet/article/PIIS0140-6736(18)32845-9/fulltext
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