Leite infantil do grupo Lactalis é retirado dos mercados por risco de salmonela
O ministério da Economia e Finanças da França publicou uma lista de mais de 600 lotes que eram vendidos em países como Colômbia, Peru, Marrocos e Reino Unido.
France Presse / G1 Globo
O governo francês anunciou neste domingo (10/12/2017) a retirada dos mercados de vários lotes dos leites infantis do grupo Lactalis, vendidos na França e em vários países, pelo risco de contaminação com a bactéria salmonela.
As quantidades afetadas são “enormes”, afirmou uma fonte do grupo.
O ministério da Economia e Finanças publicou uma lista de mais de 600 lotes que eram vendidos em países como Colômbia, Peru, Argélia, Marrocos, Reino Unido, Taiwan, Romênia, Grécia, Bangladesh, China, Geórgia, Haiti ou Paquistão.
Os itens afetados incluem os produtos Celia Expert, Celia sem Lactose, assim como Gloria Infantil e Celia Nutrição, entre outros.
No dia 2 de dezembro, a Lactalis anunciou a retirada de 12 marcas de leites infantis produzidos em sua fábrica de Craon, oeste da França.
A medida afeta quase 7.000 toneladas de produtos potencialmente contaminados, informou Michel Nalet, diretor de comunicação do grupo.
“Não sou capaz de dizer o que já foi consumido”, completou.
A salmonela pode provocar intoxicação alimentar. Os problemas vão de uma gastroenterite leve até infecções mais graves.
A salmonela é potencialmente perigosa para as crianças e idosos, que têm o sistema imunológico frágil.
De acordo com o governo francês, a retirada anunciada pela empresa em 2 de dezembro “não pode controlar o risco de contaminação”.
Empresa francesa já atua aqui
No Brasil desde 2011, o Lactalis atua com as marcas Batavo, Elegê, Parmalat, Président, Poços de Caldas e Balkis, entre outras.
A Cooperativa Central dos Produtores Rurais de Minas Gerais (CCPR) e o Grupo Lactalis anunciaram na semana passada uma parceria estratégica que prevê a aquisição, pelo grupo francês, de 100% das ações da Itambé Alimentos e um acordo de longo prazo de fornecimento de leite da CCPR para a Itambé, “com vistas a preservar e permitir o crescimento das bacias leiteiras de Minas Gerais e Goiás”, segundo o comunicado.
A estimativa é que a aquisição da Itambé pelo Lactalis seja concluída no primeiro semestre de 2018, mas a operação está sujeita à aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
Poderosa indústria internacional
Lactalis é uma multinacional francesa de produtos lácteos, de propriedade da família Besnier. A sede da empresa localiza-se em Laval, Mayenne. É o maior grupo de laticínios do mundo, e é o segundo maior grupo de produtos alimentícios na França. Fonte: Wikipédia
Fundação: 1933
Sede: Laval, França
Receita: 16 bilhões de euros
Número de funcionários: 61.000
Subsidiárias: Parmalat, OMIRA Oberland-Milchverwertung GmbH, MAIS…
Leia mais aqui no aleitamento.com sobre a contaminação de fórmulas infantis
(leites de vaca modificados para uso de lactentes):
Fórmulas Infantis em pó em UTIs: contaminação por E. sakazakii
CONDENADOS por PRODUZIR e COMERCIALIZAR LEITES INFANTIS CONTAMINADOS
ENTEROBACTER SAKAZAKII encontrada em LEITES em PÓ
Leite em pó infantil NÃO é estéril!