É com grande satisfação que lhes convidamos a participar da
IV Conferência Internacional sobre Humanização do Parto e Nascimento,
um evento dirigido a todas as pessoas interessadas em renovar seus conhecimentos sobre este rico e diversificado campo de saberes.
O tema da IV Conferência é “Acolhendo experiências e irradiando mudanças”, sendo este também seu objetivo principal. Desejamos ainda, dar visibilidade ao muito que vem sendo feito para tornar parto e nascimento experiências fortalecedoras para a mulher e sua/seu recém-nascida/o, retirando dessa vivência a conotação de momento de grande sofrimento. Além de focar nas experiências e realizações do Brasil, abriremos espaço importante ao que ocorre em todas as partes do mundo, com a Mostra Internacional de Boas Práticas de Gestão e Cuidado na Atenção Perinatal, uma vez que essas propostas de humanização da atenção ao Parto e Nascimento hoje estão incorporadas às políticas públicas, no Brasil e em países como o México e Espanha, dentre tantos outros.
Um objetivo adicional é trazer as mais recentes inovações no campo do cuidado a mulheres e recém-nascidas/os, assim como autoridades já reconhecidas por suas grandes contribuições ao arsenal teórico do movimento.
Esta Conferência ainda objetiva favorecer as articulações entre ativistas, cientistas, profissionais de saúde do Brasil e do mundo, visando o fortalecimento do movimento nacional e internacionalmente. É um evento onde o encontro presencial será valorizado. Temos laços estreitos com organismos e pessoas envolvidas na temática mundo a fora, a exemplo da Relacahupan – Rede Latino-Americana e do Caribe pela Humanização do Parto e Nascimento, fundada na Conferência de Fortaleza e que este ano, portanto, completa dezesseis anos de produtiva existência, e da IMBCO – InternationalMotherBabyChildbirthOrganization, que elaborou os ‘Dez passos para a otimização dos Serviços de Maternidade’, conhecidos como os ‘Tensteps’.
Esta IV Conferência se propõe a reunir excelentes experiências de boas práticas na gestão e no cuidado para difundi-las, de forma a que possam inspirar mais e melhores mudanças. E, por realizar-se em Brasília, esta Conferência se propõe a dar visibilidade política às questões ainda existentes no cuidado à mulher no seu ciclo gravídico-puerperal e ao nascimento das crianças.
Convidamos vocês a trilhar esses caminhos conosco – e que seja uma jornada benfazeja. Aguardamos sua fundamental presença!
Daphne Rattner
Presidente da ReHuNa – Rede pela Humanização do Parto e Nascimento
Inscreva-se agora em http://www.conferenciarehuna2016.org/Home