Documentário “Parir é Natural”
Fonte: Graça Portela (Icict/Fiocruz)
Somos o país campeão mundial de cesarianas. Enquanto a Organização Mundial da Saúde afirma que os países devem manter um índice próximo a 15%, no Brasil chegamos a alarmantes 46% na rede pública e 88% na rede privada.
Mais um documentário contemplado com o Selo Fiocruz Vídeo ganha as telas: Parir é natural, do cineasta Silvio Tendler, foi lançado nesta quinta-feira, 24/9, no Museu da República, Rio de Janeiro.
O documentário foi um dos selecionados pela Comissão Julgadora do Conselho Curador do Selo Fiocruz Vídeo, da Vídeo Saúde Distribuidora da Fiocruz, em novembro de 2013. Com duração de 20 minutos, o documentário aborda a questão da realidade obstétrica brasileira, com a participação de profissionais, grávidas e de mulheres que tiveram seus filhos nas redes privada e pública. Um dos destaques do vídeo é a participação da rede de apoio criada pelas mulheres e a presença de novos profissionais no parto.
O Documentário investiga como o nosso modelo de formação médica, a necessidade da inserção de novos profissionais no parto, e a importância da rede de apoio que as mulheres constroem entre si, são fundamentais para chegarmos a um novo modelo de assistência: sem violência, e que devolva à mulher o protagonismo sobre seus corpos e o nascimento de seus bebês.
Após a exibição, houve um debate com Silvio Tendler, diretor do filme e também de filmes como Jango, JK e Glauber, o filme, Rodrigo Murtinho, vice-diretor de Informação e Comunicação do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fiocruz; Maíra Takemoto, doutora em Ciências Médicas, da Uerj; Marcos Dias, coordenador da pesquisa Nascer no Brasil (Fiocruz, 2014) e Sabrina Lima, pesquisadora e assistente de direção do filme Parir é natural. A produção do documentário é da Caliban Cinema e Conteúdo
Assista aqui na TV aleitamento.com