DESENVOLVIMENTO da PRIMEIRA INFÂNCIA terá COMITÊ de ESPECIALISTAS
DOCENTE da UFRJ representará ReHuNa e
integrará comitê de especialistas do Ministério da Saúde
O Ministério da Saúde criou um Comitê de Especialistas e de Mobilização Social para o desenvolvimento integral da primeira infância que discutirá a Portaria que estabelece a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança, ainda em fase de pactuação. As reuniões do Comitê deverão ocorrer semestralmente ou em caráter extraordinário, quando solicitado. Os integrantes não receberão remuneração, mas suas contribuições serão consideradas serviço público relevante.
Subsidiar na formulação de conteúdos programáticos, normas técnico-gerenciais, métodos e instrumentos para o aprimoramento das políticas de saúde, voltadas para o desenvolvimento integral da Primeira Infância, e contribuir na sensibilização e na mobilização social, com o objetivo de facilitar e promover a implementação das diretrizes das políticas de saúde, são as atribuições do Comitê de Especialistas e de Mobilização Social para o desenvolvimento integral da primeira infância.
Para garantir a equidade dos diversos setores na composição do Comitê, o grupo será composto por representação dos Ministérios da Saúde, Educação e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, representantes do legislativo federal, sociedade civil (RNPI, ReHuNa…), universidades, organismos internacionais, conselhos, especialistas e profissionais de notório saber envolvidos com a temática do desenvolvimento integral da primeira infância.
O docente Marcus Renato de Carvalho do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, foi convidado pela sua expertise e reconhecido envolvimento com as questões do ALEITAMENTO MATERNO e a Saúde da Criança. Além de representar a ReHuNa – Rede de Humanização do Parto e Nascimento, se juntará aos representantes da RNPI – Rede Nacional da Primeira Infância que é membro.
Marcus Renato de Carvalho é especialista em amamentação pelo International Board Certified Lactation Consultant.