ATENÇÃO ao PARTO NORMAL – Diretriz do Ministério está em CONSULTA PÚBLICA
Consulta pública sobre
Atenção ao Parto Normal:
Vamos participar?
É uma iniciativa importante de difusão das evidências científicas na atenção ao parto para qualificação da assistência à gestante e ao recém-nascido no Brasil e redução da morbimortalidade evitável, redução da violência obstétrica e institucional e resgate da boa experiência no parto. Ótima oportunidade para a participação ampliada da sociedade contribuindo na consulta pública.
Aproveitemos para nos co-responsabilizar neste processo!
CONITEC disponibiliza para consulta pública a Diretriz Nacional de Atenção ao Parto Normal
Recomendação visa garantir que gestantes tenham acesso a todo tipo de informação sobre o parto.
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS – CONITEC anunciou no dia 12/01, a abertura para consulta pública, da Diretriz Nacional de Atenção ao Parto Normal. O documento proposto pela Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde – SAS/MS será aberto à sociedade civil, que terá, a partir da data de publicação no DOU, 20 (vinte) dias para apresentação de contribuições sobre a utilização da Diretriz no Sistema Único de Saúde – SUS.
O texto aprovado na 42º reunião da plenária da CONITEC, realizada em 02 de dezembro de 2015, destaca a importância de as mulheres em trabalho de parto terem acesso às informações baseadas nas melhores evidências científicas e de serem incluídas em todo e qualquer tipo de tomada de decisão junto aos profissionais de saúde.
A Diretriz, reforça, ainda, a importância de informar às gestantes, que o parto normal é geralmente muito seguro, tanto para a mulher, quanto para a criança, e sugere, que a mãe tenha todo e irrestrito acompanhamento de pessoas próximas em todo o processo de concepção.
Consulta Pública
Consulta Pública é um mecanismo elaborado pela administração pública, com a finalidade de obter informações, opiniões e críticas da sociedade a respeito de determinado tema. Com isso, busca-se ampliar a discussão sobre o assunto e embasar, com maior transparência, decisões sobre formulação e definição de políticas públicas.
Após analisar as contribuições recebidas em cada consulta pública, a CONITEC emite sua recomendação final sobre o tema analisado.
O documento, objeto desta consulta pública, está à disposição dos interessados para acesso no endereço eletrônico:
E para participar com comentários acesse: http://conitec.gov.br/index.php/consultas-publicas.