Um livro de reflexões sobre o cuidado no processo do nascimento
Neste início de milênio, observamos no cenário mundial uma preocupação crescente em dar lugar a novos paradigmas que considerem e valorizem o ser humano em sua totalidade. Estas mudanças poderão dar outros rumos à história da humanidade, com reflexos diretos no modo e na qualidade de vida dos seres humanos.
O cuidado prestado à mulher, ao recém-nascido e à família durante o processo do nascimento sofreu modificações significativas através do tempo, especialmente após a institucionalização do parto. O surgimento de novas técnicas e descobertas melhoraram as condições de atendimento, mas, por outro lado, contribuiu para a desumanização do cuidado no processo do nascimento.
Atualmente existe um movimento mundial em prol da humanização do nascimento, estimulando os profissionais de saúde a repensarem a sua prática, buscando a transformação da realidade no dia-a-dia do cuidado. É neste movimento que se insere este trabalho.
A Arte de Amar
Este livro trás reflexões preciosas sobre a humanização do cuidado durante o processo do nascimento. Narrado com sensibilidade e cientificidade, ele resgata o diálogo, a presença, a responsabilidade profissional, o comprometimento, as experiências compartilhadas e a arte de amar, elementos essências para quem deseja cuidar vislumbrando a humanização. Envolvente como uma melodia ainda inacabada, ele convida o leitor à parceria, expondo de maneira admirável, através de seus acordes, as várias nuanças da humanização, quase imperceptíveis, mas inexoráveis quando se deseja ir além do simples ato de cuidar. Em todos os capítulos são abordados conceitos e condutas capazes de orientar as ações desenvolvidas pelos profissionais de saúde junto às mulheres, homens, recém-nascidos e famílias que vivenciam o processo do nascimento.O livro também aponta como ingrediente básico da humanização a mudança de atitude do profissional para com os seres humanos que se envolvem e são envolvidos nesse processo. É uma leitura imprescindível para todos aqueles que de uma maneira ou de outra compartilham as questões relacionadas a este período de transição maturacional e social, e que buscam valorizar o potencial de cada ser humano.
A melodia da humanização é composta por pequenas estrofes, cada uma delas introduzindo diferentes sons e variadas notas, mas que apresenta uma convergência de idéias capaz de dar o tom necessário para quem, genuinamente, se propõe a cuidar com a tecnologia de tudo o que é verdadeiramente humano.
Editora Cidade Futura, 2001, Florianópolis, SC
Recomendo !
Prof. Marcus Renato de Carvalho