MAIS UMA EMPRESA APÓIA A MULHER NA VOLTA AO TRABALHO PRESERVANDO A AMAMENTAÇÃO
A Petrobras inaugurou, nessa quarta-feira (18/11), a primeira sala de apoio à amamentação da Companhia, em seu edifício-sede (Edise). O espaço foi projetado com a infraestrutura necessária para a coleta e o armazenamento do leite materno durante o expediente de trabalho. O aleitamento materno deve ser exclusivo até o sexto mês, segundo recomendação da OMS, e é prevenção segura contra uma série de doenças da criança e benéfico também para a mulher.
Além de representar o compromisso da Petrobras em promover o respeito à diversidade e a não-discriminação, essa é mais uma ação da Companhia, alinhada ao Programa Pró-Equidade de Gênero. O Programa é uma iniciativa da Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM), do Governo Federal, que conta com a parceria do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
No dia 12 de novembro, a Petrobras assinou, junto à SPM, o Termo Compromisso do seu Plano de Ação Pró-Equidade de Gênero 2009-2010, que contempla a instalação da sala de apoio à amamentação, entre outras ações.
Programação:
Dia 18 de novembro, 14h, no Auditório Central do Edise, palestra com profissional do Instituto Fernandes Figueira sobre amamentação.
De 18 a 25 de novembro, no hall do Edise, a exposição “AmaMentAção”, do fotógrafo William Santos, produzida em parceria com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ.
A amamentação é arte, cultura, ciência… nos seres humanos o aleitamento materno não é instintivo ou inato, e sim uma cultura que precisa ser reconquistada.
A Maternidade Escola é um espaço que procura promover, proteger e apoiar a alimentação ao seio.
Na UFRJ a amamentação também significa extensão, docência e investigação.
Inseridas neste contexto as fotos de William Santos revelam um pouco deste universo de ternura e cuidado, que
este ato tipicamente mamífero nos proporciona.
Prof. Marcus Renato de Carvalho
Faculdade de Medicina – UFRJ
Informações para o uso da Sala podem ser obtidas através da chave SAUD ou pelo ramal 814-7767.