Parent in Science: conciliar
Maternidade & Ciência é possível!
O Parent in Science surgiu com o intuito de levantar a discussão sobre a maternidade (e paternidade!) dentro do universo da ciência do Brasil. Iniciou ações para preencher um vazio, de dados e de conhecimento, sobre uma questão fundamental: o impacto dos filhos na carreira científica de mulheres e homens. Nunca imaginou que teria o alcance que conquistou e afirma que está no começo de uma jornada bastante longa.
Nosso portal aleitamento.com reconhece o valor dessa iniciativa e apoia ações desse grupo que é formado por cientistas mães (e um pai!), que resolveram encarar a missão de trazer conhecimento sobre uma questão que, até então, era ignorada no meio científico.
Ao longo destes três anos, apresentaram dezenas de seminários e palestras em diferentes cidades, levando para todo o Brasil a discussão sobre maternidade e carreira. Foram pioneiras no levantamento de dados para avaliar, profundamente, as consequências da chegada dos filhos na trajetória científica de mulheres e homens, em diferentes etapas da vida acadêmica.
As ações dessas mães e pai levaram a mudanças concretas no cenário científico brasileiro, trazendo a maternidade para o centro da discussão. Hoje, diferentes editais de financiamento consideram os períodos de licença-maternidade na análise de currículos! Um tremendo avanço, graças à mobilização do grupo e seus apoiadores!
Nova iniciativa impulsionará ações: @s Embaixador@s
O Programa Embaixadores Parent in Science (PiS) tem como objetivo capilarizar a influência do grupo PiS a um alcance nacional, buscando impacto no maior número de estados brasileiros a fim de mobilizar redes locais, levantar dados de realidades estaduais do ecossistema científico brasileiro e habilitar soluções para problemas da esfera da maternidade na academia.
As candidaturas estão abertas e os critérios obrigatórios para inscrição são:
– Ser mãe ou pai;
– Ser pesquisador(a) (incluindo alunos(as) de pós-graduação e pós doutorandos(as).
Há também critérios não obrigatórios:
– Estar envolvido(a) em projeto ou ação relacionada à temática de gênero na ciência, incluindo (mas não restrito): mulheres na ciência, maternidade e ciência, mulheres em STEM (exatas), comunicação científica feminista e carreira da mulher na ciência.
– Inserção em algum coletivo universitário.
A candidatura será realizada através do preenchimento do formulário disponível na página www.parentinscience/embaixadores, até às 23h59 do dia 31 de janeiro de 2020.
A seleção será feita através da análise das informações fornecidas no formulário. Caso julgue necessário, a equipe do PiS agendará uma entrevista virtual, em horário e dia a combinar com os candidatos. A descrição da motivação para participar do programa será o principal ponto a ser considerado na seleção.
Encontro sobre Maternidade e Ciência
Em parceria com o Maternidade nas Empresas e o ParentsIN, iniciaram o planejamento do
III Simpósio Brasileiro sobre Maternidade e Ciência – As Interfaces entre Universidade e Sociedade ocorrerá em Porto Alegre (RS) em 2020 – a data é 21 e 22 de maio.
O objetivo é, principalmente, a troca de experiências entre o ambiente empresarial e a universidade.
Que práticas/políticas de apoio às mães existem em cada um destes meios, e como podemos incorporar as ações bem sucedidas de um ambiente, em outro?
Qual a influência da maternidade na carreira de mulheres cientistas fora da universidade?
Qual o papel das cientistas mães no empreendedorismo e inovação?
Quais os aspectos legais que dizem respeito à maternidade e ciência, tanto no ambiente acadêmico quanto empresarial?
Você quer participar de uma pesquisa?
Há no site do PiS alguns questionários que ajudarão a entender esse universo de mães e pais que se equilibram em aliar sua atuação acadêmica com a parentalidade.
Para responder aos questionários, acesse:
Pesquisadoras mulheres sem filhos
Pesquisadores homens sem filhos
Parent in Science conte com o nosso apoio!