O EXAUSTIVO TRABALHO das MULHERES
no CUIDADO dos FILHOS e da CASA
BID tenta orçar o quanto essa atividade custa
Tradução de Marcus Renato de Carvalho, exclusivo para o aleitamento.com
Cem por cento de disponibilidade, com habilidades em psicologia, finanças, recursos humanos, planejamento de eventos, artes culinárias, entre outros; sem férias e sem remuneração.
Você aceitaria um trabalho como esse?
Provavelmente muitos profissionais não aceitariam um emprego nessas condições, mas milhões de mulheres estão exercendo esse imenso trabalho nesse momento: as mães em tempo integral.
O blog do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), publicou uma avaliação do custo financeiro, em média, para cada uma das actividades realizadas pelas mães.
A cada ano, uma seguradora americana Insurance tenta quantificar o trabalho realizado pelas mães e a tendência é crescente. Em 2015, se as mães cobrassem por todas as suas atividades, eles ganhariam um salário anual de 65.284 dólares, um valor quase 2,5 vezes o salário médio de um trabalhador americano. A análise baseia-se em dados fornecidos pelo Bureau of Labor Statistics dos Estados Unidos.
Orçamento semanal (média)
Dirigir o carro da família (Motorista)
12,12 $ de uma hora (9 horas): 109,08 $
Cozinheira
10,13 $ de uma hora (14 horas): 141,82 $
Cuidados com as crianças (como uma babá)
11,10 $ de uma hora (40 horas): 444 $
Auxiliar de ensino (ajuda nas tarefas escolares)
19,30 $ de uma hora (10 horas): 193 $
Limpeza (faxineira)
US $ 10 por hora (10 horas): 100 $
Atividades durante as férias (férias não remuneradas)
18,68 $ de uma hora (40 horas): 747,2 $
Total: 1.735,1 dólares
De acordo com a mesma análise, entre outras curiosidades, uma mãe economiza 7,3 mil dólares por ano para o orçamento familiar por atuar como cozinheira, com 23 mil dólares em babás; $ 300 cortes de cabelo, e até US $ 1.000 em detetives para descobrir o que as crianças fazem fora de casa.
“No final do dia, nós sabemos o valor de uma mãe é incalculável. Mas às vezes como a celebração do Dia das Mães, não faz lembrar que o seu trabalho tem um valor de mercado”, diz o BID.
A mensagem também serve para às mães que têm um emprego remunerado fora do lar. Em publicação anterior, eles concluem que as mães que trabalham fora continuam a gastar pelo menos o dobro do tempo que os homens em atividades domésticas.
Uma pesquisa 2014 revelou que as mulheres latino-americanas que trabalham em tempo integral são responsáveis por 80% do trabalho doméstico e familiar.
Fonte: El universo.com
Veja aqui na TV ALEITAMENTO.COM o filme dessa iniciativa:
O trabalho mais difícil do mundo – uma homenagem as MÃES