Um Mundo de Pais
No dia 19 de setembro, domingo, a partir às 16 horas, José Inacio Parente estará inaugurando uma exposição de fotografias no Jardim Botânico. Chama-se Um Mundo de Pais.
Centro de Visitantes, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Aberta à visitação até 17 de outubro.
A exposição reúne 52 painéis de fotografias, tamanho 50 x 70 cm e/ou maiores, de sua autoria, imagens de pais e filhos, captadas nos últimos 5 anos. Vão estar expostas também 12 fotografias antigas, retratos de família (1890 a 1920) de sua coleção particular, que fizeram parte da exposição Retratos de Família (Caixa Cultural/Brasília 2008), montando um contraponto e servindo como um olhar para as mudanças na família e na paternidade neste século.
José Inacio Parente, psicanalista e fotógrafo, tem trabalhado a questão da paternidade de diversos pontos de vista. Unindo a sua experiência clínica ao ofício do fotógrafo, percorreu diferentes lugares, nas várias viagens que fez nos últimos anos, dedicando-se à pesquisa fotográfica com esse olhar. Passou por diversas regiões do Brasil, por países da Europa, em Cuba e duas vezes à Índia. Na última viagem à Índia, fez muitas fotografias que constam dessa exposição, percorrendo várias regiões do Rajasthan, desertos como o de Shekhawati, cidades sagradas e de peregrinação como Varanasi, Jaipur, Agra, além da viagem que tinha feito pela região da Bengala na Índia Oriental quando realizou o filme-documentário Mulaqat. A exposição ficou assim enriquecida com essas experiências novas. Lá estarão fotografias de pais e filhos de mais de 20 nacionalidades.
Em seu acervo constam mais de 5.000 fotografias, dos mais diferentes pais e países, nas mais diversas situações, para verificar ao final que elas têm uma coisa em comum:
o sorriso estampado no rosto dos homens, testemunho do prazer e do orgulho pela paternidade. Ser pai é mesmo o melhor presente, diz o autor.
José Inacio publicou, sobre o mesmo tema, o livro Pai Presente, com textos e fotografias. Rio de Janeiro, Interior Produções, 2006.