Um guia para pais separados
Marcos: dicas em livro
Era razoável imaginar que Marcos Wettreich, empresário bem-sucedido que criou e vendeu o portal iBest, estreasse na literatura com uma obra sobre gestão de negócios. Mas não. Ele lança nesta semana Manual de Mães e Pais Separados, com tiragem recorde de 20 000 exemplares para um autor iniciante. “É um livro prático, em que o mais importante é mostrar o que fazer”, diz ele, que é pai separado de dois filhos.
Veja dez dicas do autor:
Nunca critique seu (sua) ex na frente dos filhos.
Não coloque a criança em situações que a obriguem a tomar partido nem a faça de mensageiro.
Respeite o tempo e a conduta do(a) ex com seus filhos e não interfira no esquema combinado entre eles.
Coloque as necessidades da criança acima do seu “estar certo” ou “ser independente”.
Discuta qualquer mudança na rotina das crianças com seu (sua) ex antes de passá-la aos filhos.
Crie um conjunto de regras comuns para a educação em ambos os lares, como horários de refeições e de ir para a cama, e valores morais.
Ao comunicar a separação ao filho, dê somente uma razão, e não demonstre culpa.
Quando comunicar a seu filho a separação, prefira fazê-lo na sexta ou no sábado, quando terá o dia seguinte para estar junto, tirar dúvidas e dar a atenção necessária.
Nunca tente tomar sozinho(a) decisões importantes como mudança de escola ou de cidade.
Livre-se da culpa. Pais separados – e conscientizados – não deixam de ser bons pais.
O número de casamentos desfeitos é cada vez maior, e com freqüência são os filhos que enfrentam os maiores desafios e conseqüências. O Manual de Mães e Pais Separados é um livro especial por apresentar uma abordagem única, racional, prática e direta, explicitando os pontos que devem ser observados prioritariamente em uma separação para que ela não se transforme em tragédia familiar. Marcos Wettreich expõe os principais problemas psicológicos, jurídicos e de convivência enfrentados por uma mãe ou um pai que tenha passado por um processo de separação ou esteja a caminho de um. E, para poder ajudar a resolver o maior foco de problemas – a continuidade da relação entre os pais agora separados -, aplica técnicas aprendidas no mundo dos negócios, principalmente as desenvolvidas na Universidade de Harvard. Este livro é um apoio para a transformação de uma relação desgastada em uma amistosa, priorizando a felicidade das crianças. Apresenta o que se precisa saber antes da separação, técnicas para evitar brigas e conseguir acordos, métodos para diminuir as angústias infantis, além de ensinar exercícios para o bem-estar para uso dos pais. Escrito com o apoio de especialistas brasileiros e baseado nos melhores livros internacionais sobre o assunto, o Manual de Mães e Pais Separados se propõe a ser uma eterna referência para as novas famílias – para a felicidade dos filhos e de seus pais.
“Nas últimas décadas, o crescimento do número de separações entre mães e pais cresceu à alta velocidade, dando lugar à necessidade de saberes como os jurídicos e psicológicos, entre outros, para ambas as partes. Manual de mães e pais separados vem, finalmente, a preencher a lacuna e proporcionar, de maneira ampla, o passo a passo imprescindível para o cuidado dos que atravessam essa situação.”
Carmen F. Lent é psicóloga e pós graduada em Psiquiatria Comunitária. É mãe e separada.
Mais informações em:
www.manualdemaesepaisseparados.com.br
20 de novembro – Dia da Consciência Negra