Pais com maior escolaridade são mais protetores, diz estudo
Pesquisadores analisaram a relação entre pais e filhos durante dois anos
WASHINGTON – Homens que terminaram a faculdade planejam ter menos crianças, mas tendem a protegê-las mais do que aqueles com menor nível de escolaridade.
É o que diz a versão mais recente de um estudo do governo dos Estados Unidos que analisa as relações entre pais e filhos e que, no passado, sempre se concentrou nas mães.
Os homens que se formaram na faculdade esperam ter dois filhos, enquanto aqueles que não possuem um diploma do 2º grau planejam ter quase três – 2,9 – de acordo com um relatório divulgado nesta quarta-feira pelo Centro Nacional de Estatísticas de Saúde.
O estudo mostrou que entre todos os homens com idade entre 22 e 44 anos, 47% com escolaridade abaixo do 2º grau tiveram um filho fora do casamento, comparado a 6% dos graduados.
E os pesquisadores disseram que pais com maior nível de escolaridade também estavam mais propensos a brincar com seus filhos e banhá-los do que aqueles que não terminaram o 2º grau.
A PATERNIDADE VALE A PENA
O estudo também descobriu que os pais acham que a paternidade vale a pena tanto quanto as mães, apesar das despesas e esforços envolvidos.
Cerca de 98% dos pais e 97% das mães disseram aos pesquisadores do governo que concordavam com a frase: “As recompensas de ser pai valem a pena, apesar do custo e do trabalho que demandam”.
A pesquisa mostra que os pais estão envolvidos na vida de seus filhos. Mesmo aqueles que não vivem juntos possuem algum nível de convivência.
Por exemplo, o estudo descobriu que 74% dos pais que vivem com os filhos fazem refeições com eles todos os dias. E 9% dos pais que não vivem com as crianças, também.
A descoberta estava incluída em um relatório da 6ª Pesquisa Nacional do Crescimento Familiar conduzida em 2002 e 2003. Os dados divulgados neste quarta-feira focaram-se nos homens entre 15 e 44 anos. Relatórios anteriores estudaram as mulheres, enquanto esse analisou os homens pela primeira vez.
O estudo descobriu que 22 milhões de homens morava com seus filhos, 4 milhões não viviam com suas crianças e 3 milhões vivem com alguns, mas não todos os seus filhos.
*******************************************************
Nós do www.aleitamento.com
apoiamos a campanha internacional do
LAÇO BRANCO
presente em 37 países cujo lema é
“homens pelo fim da violência contra as mulheres”.
O cartaz que ilustra este artigo é da campanha deste ano e solicitamos sua divulgação.