‘COMO SER UM PAI FEMINISTA’
O livro ‘Como Ser Um Pai Feminista’, de Jordan Shapiro*, está disponível para preencher uma lacuna ainda necessária para debate, a paternidade ativa. A abordagem passa pela igualdade de gênero, lembrando que o homem tem a mesma responsabilidade da mãe nos cuidados com os filhos e atividades domésticas.
Inúmeros são os livros que falam sobre a maternidade e qual a maneira mais efetiva de se educar uma criança. Mas e o pai neste contexto?
“Muito animado com a edição brasileira do livro. Estou em uma missão de espalhar a paternidade feminista em todo o mundo.” disse em recente publicação na internet, Fernando Alvarenga**.
Com prefácio de Marcos Piangers, autor da série de livros best-seller O Papai é Pop – que virou filme estrelado por Lázaro Ramos -, a obra se baseia em pesquisas para ajudar os pais a lidarem com os desafios da educação no dia a dia.
“Você tem em mãos um livro que tem o potencial para torná-lo não apenas um pai melhor, mas um homem melhor. Se, depois da leitura, você perceber que está mais conectado com os filhos, mais feliz no casamento, com melhores amizades e mais consciente em seus comentários, não será uma coincidência. Você já terá errado muito menos do que eu. Saberá o que responder quando sua filha ou filho perguntar por que o mundo é tão machista. E poderá apontar a direção da mudança”, explica Marcos Piangers no prefácio da publicação.
“Uma nova definição para o que é ser um bom pai” – Adam Grant, autor dos best-sellers “Originais”, “Dar e receber” e “Pense de novo”.
Segundo a assessoria de imprensa da Editora Melhoramentos, “o autor usa de dados filosóficos, sociais, econômicos, estudos de gênero e acadêmico, define a publicação como atual e inclusiva.”
Na obra é possível o leitor compreender melhor termos como feminismo, machismo, mansplaining, manterrupting e masculinidade tóxica. “O assunto é tratado de forma leve e divertida, com citações a filmes e séries do mundo pop, como Star Wars, Star Trek, Os Simpsons e The Office”, explica a nota.
Ficha técnica
Obra: Como Ser um Pai Feminista
Autor: Jordan Shapiro
Tradução: Marcia Men
Número de páginas: 224
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
ISBN: 978-65-5539-347-7
Preço sugerido: R$ 42,90
Imagem do botton da capa: No presépio, Maria descansa enquanto José cuida do Menino Jesus. Durante a audiência geral em dezembro de 2019, no Salão Paulo VI, em Roma — que reuniu grupos de peregrinos e fiéis de todo o mundo —, o Papa Francisco comentou sobre a imagem de um presépio diferente que ganhou de presente em seu aniversário de 83 anos. “Ontem, eles me deram uma pequena foto de um berço especial, chamado: ‘Vamos deixar mamãe descansar’. Havia a Maria adormecida e José com o Menino, fazendo-o adormecer. Quantos de vocês têm que dividir a noite entre marido e mulher pelo menino ou menina que chora e chora. ‘Que mamãe descanse’ é a ternura de uma família…”, refletiu ele, segundo a assessoria de imprensa da Santa Sé.
*Fernando Alvarenga, é pai de Valentina desde setembro de 2015, esposo de Joana, idealizador do movimento #paideverdade e jornalista.
** Jordan Shapiro, PhD, é pai de dois filhos e padrasto de mais dois. Ele mora na Filadélfia com sua parceira, Amanda Steinberg, e dá aulas no programa de Herança Intelectual da Universidade Temple. Ele é membro sênior do Joan Ganz Cooney Center, iniciativa da Sesame Workshop para aprimorar a alfabetização e promover a inovação no aprendizado das crianças por meio da tecnologia. Também integra o Centro pela Educação Universal na Brookings Institution. Seu livro anterior, The New Childhood (A Nova Infância, em tradução livre), recebeu grande aclamação da crítica e foi publicado em 11 idiomas.