PAI É PARA SEMPRE !
Pai não nasce pronto. Ser pai vai acontecendo a partir do contato com o filho, do desejo de se envolver com o seu desenvolvimento e dos laços que se formam com esta relação.
A participação do pai nos cuidados com o filho desde a gravidez é muito importante para o desenvolvimento emocional das crianças e do próprio pai.
Os pais podem acompanhar o parto dos seus filhos em maternidades municipais (Resolução SMS – RJ no. 667, de 20/10/98). Após o nascimento têm direito a 5 dias de licença paternidade.
O leite materno é muito importante para o bebê. O apoio do pai é fundamental para o sucesso da amamentação.
Tanto homens quanto mulheres devem aprender a cuidar do bebê, da criança, do adolescente, procurando se informar sobre as diferentes fases do desenvolvimento de seus filhos e trocando experiências com outros pais.
Educação, carinho e apoio são os bens materiais mais importantes que um pai pode dar ao seu filho.
Uma relação de respeito pode ser construída com afeto se sem violência. É importante dialogar, explicar aos filhos como devem se comportar e sobretudo, dar o exemplo.
O pai apresenta o mundo ao filho, ajudando-o a descobrir as coisa novas. Seja parceiro nesta aventura.
…
Como contribuir para que seus filhos sintam-se seguros e amados ?
Expressando o seu afeto; abraçando, beijando, fazendo carinho, elogiando, dizendo que o ama, valorizando suas conquistas.
Dando banho, alimentando, trocando fraldas…
Descobrindo atividades divertidas que vocês possam fazer juntos como ir à praia ou ao parque, jogar bola, andar de bicicleta, soltar pipa.
Ouvindo seu filho com atenção e demonstrando interesse pelos seus sentimentos, preocupações, pensamentos, atividades e desejos.
Contando sobre a sua própria vida e o que você costumava fazer quando tinha a idade dele. Conte sobre situações engraçadas, coisas boas, desafios que enfrentou.
Acompanhando as atividades de seu filho na escola e ajudando nos deveres de casa.
Conversando sobre os seus planos para o futuro.
P A I É P A R A S E M P R E !
Para saber mais sobre PATERNIDADE:
www.pai.com.br www.ufpe.br/papai
Fonte: Macro função Vida – Secretária Municipal de Saúde do Rio de Janeiro – Prefeitura da Cidade do Rio – agosto 2002.