A ORIGEM do DIA dos PAIS
O dia dos pais teve origem nos Estados Unidos, em 1909, quando Sonora Louise Dodd, filha de John Bruce Dodd, durante a comemoração do dia das mães, teve a idéia de celebrar o Dia dos Pais. Ela queria homenagear seu pai, que viu sua mulher morrer dando a luz ao sexto filho, tendo que criar o recém-nascido e os outros cinco filhos sozinho. Já adulta, sentia-se orgulhosa de seu pai, ao vê-lo superar todas dificuldades sem a ajuda de ninguém, de forma destemida e amável. Já que John Bruce Dodd, pai de Sonora, nascera no mês de Junho, ela escolheu celebrar o primeiro Dia dos Pais em Spokane, Washington, no dia 19 de Junho de 1910.
Por fim, em 1924 o presidente Calvin Coolidge, apoiou a idéia de dum DIA DOS PAIS nacional e, finalmente em 1966, o presidente Lyndon Johnson assinou uma proclamação presidencial declarando o terceiro domingo de junho como o Dia dos Pais.
Já no Brasil, quem importou a idéia foi o publicitário Sylvio Bhering, no dia 14 de agosto de 1953, data que coincidiu com o dia de São Joaquim. Atualmente é comemorado no 2º domingo do mês da agosto, sendo a data brasileira diferente da americana e da européia.