Nome do Livro
CONFISSÕES de um PAI DOMÉSTICO
Autor
Juva Batella
Editora
Planeta
Ano
2003
Páginas
111
Síntese
Confissões de Um Pai Doméstico: Croniquinhas para Pipoca narra em vinte e oito etapas os trezentos e sessenta e cinco dias de uma pequena aventura doméstica: os assombros, os acertos e os desacertos de um pai e sua filha, a Pipoca, que, juntos, inventara um mundo-trancs, livre de stress e cheio de pequenas diversões e travessuras.
E nesse tempo descobrem que são a cara um do outro, que nenhum dos dois adora sopa, que têm ambos um mesmo amor claramente identificado, que não sabem trocar fraldas, não se comportam bem em shopping centers e não gostam de ter pesadelos. O leitor-confidente conhecerá, em primeiríssima mão, as primeiras confissões de um pai de primeira marinhagem.
Nome do Livro
PAI MÍSTICO – MÍSTICO PAI
Autor
David Spangler
Editora
Rocco
Ano
2003
Páginas
181
Síntese
De todos relacionamentos humanos, seguramente “ser pai” é aquele no qual mais somos solicitados a recriar a dinâmica primitiva universal da co-criação e emersão, amor e aventura, descobrimento e prazer, carinho e compaixão. É o relacionamento no qual mais se espera que personifiquemos a presença do Amado.
Pai Místico trata da conexão entre o modo em que vivemos e nossa vivência como pais. Colabora para que reconheçamos que as qualidades que trazemos à tona em nós mesmos, a cada dia, são as mesmas que nos tornarão melhores pais…
Nome do Livro
FIQUEM LIGADOS, PAPAIS !
OS HOMENS DIANTE DA MULHER E DOS FILHOS
Autor
Christine Castelain – Meunier
Editora
Summus Editorial
Ano
1993
Páginas
124
Síntese
Pais superprotetores, pais tradicionais, reacionários, pais impedidos de estar com os filhos, pais-avós, pais irresponsáveis, pais presentes, pais ausentes… Como os homens concebem hoje seu papel de pai ? Como o exercem ? Quando a vida conjugal e a relação paterna não caminham mais juntas, a guerra dos sexos se dá cotidianamente em torno da criança. A partir do momento em que as mulheres puderam tornar-se chefes de família, o papel do homem ficou ameaçado. É tempo de falarmos desses pais descartáveis e de suas feridas.
Christiane Castelain-Meunier é socióloga e entrevistou pais das jovens gerações. Ela constatou que eles não permitem mais que seu comportamento seja controlado e começam a discutir com as mulheres, com a legislação e com a instituição familiar para delimitar seu território. A autora os encoraja a não deixar cair: é defendendo seus direitos, sua prática, sua identidade que, saídos do modelo tradicional, eles escaparão de “doce” tirania igualitarista ou da completa marginalização.
Nome do Livro
EXERCÍCIO da PATERNIDADE
Autor
Paulo Silveira – organizador
Editora
Artes Médicas
Ano
1998
Páginas
223
Síntese
Este livro se dirige a todos aqueles que se interessam por refletir a respeito das relações familiares, principalmente da construção e da prática social do PAI. Vem a ser uma referência, com uma abordagem multidisciplinar e uma bibliografia considerável e atualizada.
Subdividido em 4 partes – Reflexões, Depoimentos, Investigações e Aspectos Jurídicos -, por renomados autores nacionais. Trata de questões instigantes, como a desmistificação de conceitos, a desvinculação de papéis até aqui imbricados (homem, reprodutor, pai…), reafirmando que o Exercício da Paternidade é uma função social, para a qual ninguém esta desqualificado a priori desde que tenha como desenvolver as habilidades necessárias.
Nome do Livro
O PAI QUE ERA MÃE
Autor
Ruy Castro
Editora
Cia Das Letras
Ano
2001
Páginas
Síntese
O Que acontece quando um Pai descasado e namorador vai morar com suas filhas adolescentes – além de cinco gatos, um rato, um cágado e um sapo?
Com os bichos, tudo bem(isto é, mais ou menos). Mas, se as meninas forem modernas e implacáveis como Patrícia e Beatriz, esse pai vai aprender uma coisa ou outra.
E suas namoradas vão pensar duas vezes antes de se apaixonar por ele.
O pai que era mãe é uma pequena comédia de costumes. De costumes bem liberais.
Nome do Livro
POR PARTE DE PAI
Autor
Bartolomeu Campos Queirós
Editora
RHJ
Ano
1995
Páginas
76
Síntese
Um mútuo amor calado, imenso, perpassa pelas páginas deste livro em que o avô reina e o neto é o seu súdito encantado. E um registro de fatos, ora poéticos, ora curiosos, vai-se revelando ali, na conquista de um tempo que não retorna, a não ser pela magia da literatura.
Nome do Livro
PAI E FILHO
Autor
Tony Parsons
Editora
Sextante
Ano
2002
Páginas
275
Síntese
Algumas situações a evitar quando você se prepara para o seu trigésimo aniversário:
Dormir com uma colega de trabalho.
Comprar impensadamente um artigo de luxo que você não pode pagar.
Ser abandonado pela esposa.
Perder o emprego.
Tornar-se de repente um pai solteiro.
Harry fez tudo isso e acabou transformando sua vida num pesadelo. Mas quando sua ex-mulher resolve trabalhar no Japão, deixando o filho de quatro anos para trás, ele tem a chance de provar que pode ser um pai de verdade.
Sucesso de público e de crítica, este divertido e comovente livro vai fazer você rir, chorar e se identificar com os desafios, sonhos e conquistas de um pai separado construindo com seu filho uma nova vida.
Nome do Livro
O PAI A ESPERA DO PARTO
Autor
Aldira Samantha Garrido T. Abreu
Ivis Emilia de Oliveira Souza
Editora
Autora
Ano
1999
Páginas
160
Síntese
Da relação empática das autoras emergiu esta obra que configura-se no encontro com os pais. Buscou-se trazer para o foco da atenção o significado da espera do parto da companheira pra o pai.
A análise dos depoimentos mostra que enquanto espera pelo parto o pai fica ocupado, pré ocupado, reflete sobre seu papel de pai e sua expectativas com o nascimento, sente a necessidade de estar próximo e participar do processo do parto.
Essa leitura abre a possibilidade de compreensão sobre o pai à espera do parto e o apresenta como mais um cliente para a equipe de saúde.
Nome do Livro
A PARTE DO PAI
Autor
Genevière Delaisi de Parseval
Editora
L&PM
Ano
1986
Páginas
272
Síntese
Todos aqueles que se interessam pelas relações pais/ filhos devem ficar surpreendidos pelo destaque enfático que se dá ao papel e à importância da mãe, pelo menos em nossas sociedades ocidentais.
A paternidade parece ser uma terra incógnita no campo de estudo abrangido pelas ciências humanas. È este continente que Geneviève Delaisi de Parseval se propõe a explorar, munida de instrumentos etnológicos e psicanalíticos.
Poucos falados e muito menos escutados, é exatamente esta carência que a autora anula desde o início.
Seu ponto de vista interpretativo é construído em cima de uma escuta de caráter clínico do que os próprios pais dizem a respeito da paternidade..
Nome do Livro
Relembramentos: João Guimarães Rosa, MEU PAI
Autor
Vilma Guimarães Rosa
Editora
Ed. Nova Fronteira
Ano
1983
Páginas
457
Síntese
A obra de Guimarães Rosa é uma cordilheira. Já se escreveu muito sobre sua obra, porém, muito poucos podem viajar pela estradinha vicinal deste Relembramentos.
O depoimento filial de Vilma desvenda um pouco do perfil interior de Rosa. O homem afetivo, delicado e religioso. O homem intenso, de dentro. Suas cartas. Suas raízes, que alimentaram todos os trabalhos e os dias de sua vida. Sua inesgotável mina. Sua Minas, de onde extraiu a riqueza universal do seu gênio.
Rosa de Minas, Rosa do mundo. Pela mão amorosa de Vilminha, aqui está Papai-João-Beleza, que no século se assinou perene, para todos os séculos, João Guimarães Rosa.
Nome do Livro
Retrato em branco e preto. Manual prático para pais solteiros
Autor
Pereira, Ângelo B.
Editora
Grupo Summus
Ano
2002
Páginas
96p.
Síntese
Com apresentação do doutor Siro Darlan, juiz da primeira vara de infância e juventude do Rio de Janeiro, e prefácio do doutor Eduardo Jardim, esta é a história verdadeira de Ângelo, pai solteiro, e do menino adotado Pedro Paulo. Uma grande história de amor de um gay que de repente encontrou um filho, tendo a coragem de formar uma família pouco convencional.
Nome do Livro
HISTÓRIAS PARA AQUECER O CORAÇÃO
DOS PAIS
Autor
Jack Canfield, Mark Victor Hansen, Jeff Aubery, Mark & Chrissy Donnelly
Editora
Sextante
Ano
2003
Páginas
155
Síntese
Este sexto volume da série Histórias para Aquecer o Coração é dedicado ao PAI.
Este livro nos faz ver a importância do PAI na criação dos filhos, educando, aconselhando e até dando “colo” nos momentos difíceis. Também nos mostra que, apesar da dificuldade de expressar seus sentimentos, os pais, em geral, nutrem uma amor tão profundo por seus filhos quanto as mães.
Há histórias sobre aquele frio na espinha que muitos pais sentem ao se dar conta de que seus filhos dependem do seu apoio e proteção para superar as adversidades da vida. Outras tratam dos ritos de passagem e do orgulho de ver seu filho crescer e se transformar num adulto responsável e bem sucedido.
O livro aborda o desafio dos pais separados, dos pais adotivos e dos padrastos, assim como a alegria de se compartilhar os momentos marcantes da vida dos filhos, suas vitórias, derrotas, lágrimas e sorrisos.
Histórias são poderosos instrumentos que liberam as energias capazes de curar, integrar, expressar e fazer crescer.
Criamos este novo espaço para a divulgação de livros que possam
apoiar o PAI na criação, convivência e desenvolvimento dos seus filhos.
Por favor, envie dicas de outros livros para enriquecermos nossa
biblioteca.
www.aleitamento.com um site também de “aleitamento paterno”.