DIA DA CONSCIÊNCIA PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL
25 DE ABRIL
VOCE SABIA QUE A ALIENAÇÃO PARENTAL É UMA FORMA DE ABUSO INFANTIL?
A Alienação Parental (AP) é uma forma de abuso infantil que envolve a persuasão sistemática e a manipulação dos filhos (especialmente em separação e divórcio) seja de forma aberta ou por ações sutis que resultem na destruição do afeto e relação que uma vez tiveram com um dos genitores. Como sintomas mais visíveis estão: o medo infundado do genitor alienado, a rejeição a visitação, demonstrações de raiva, baixa auto-estima, depressão e desafeto. No entanto, sintomas menores, e muito menos perceptíveis se instalam nas crianças que sofrerão muitas vezes para o resto de suas vidas.
As crianças podem sofrer efeitos colaterais danosos através da simples exposição ao conflito entre os pais ou quando são utilizados como armas contra o outro.
AP é um caso em que a raiva se sobrepõe à razão, com conseqüências, e cicatrizes que atingem todos os envolvidos, sejam as crianças, o genitor atacado e até mesmo o perpetrador. Para as crianças este dano psicológico e afetivo pode atingir a idade adulta, e até mesmo causar efeitos permanentes, muitas vezes com conseqüências trágicas. Segundo Dr. Richard Warshak no seu Livro Divorce Poison: “Voce verá um grau de raiva e crueldade reservado apenas para os piores inimigos.”
A maior parte das pessoas desconhece a AP até ser atingido por ela.
O DIA DA CONSCIÊNCIA PARA A ALIENAÇÃO PARENTAL foi organizado para benefício de ambos:
-as crianças que sofrem da AP
-os adultos de quem as crianças dependem para uma estabilidade emocional – seus pais.
A AP tem sido descrita por inúmeros especialistas sendo primeiramente mapeada por Richard Gardner (http://www.rgardner.com/refs/), e posteriormente dissecada por peritos de todo o mundo (http://www.parental-alienation.info/index.html), mas de forma unânime é aceito o prejuízo psicológico imposto as crianças vítimas desta prática detestável e criminosa.
A APASE, Associação de Pais e Mães Separados e o
www.aleitamento.com se juntam a campanha internacional da
Consciência para a Síndrome de Alienação Parental
http://www.parental-alienation-awareness.com