Rede de Bancos de Leite promove o
Dia Nacional de Doação
Doar leite pode salvar vidas.
Por isso, a Fiocruz, em parceria com a Ancar Ivanhoe, uma das maiores empresas de shopping centers do país, inicia o projeto nacional de sensibilização para a doação de leite humano com um grande ‘mamaço’ em 14 centros comerciais do grupo, nas cinco regiões em que está presente. A ação acontecerá simultaneamente nos shoppings Ancar Ivanhoe no próximo sábado (19/5), às 15h, com o intuito de conscientizar a população sobre o tema em todo o Brasil com a mobilização de milhares de pessoas em um grande ato de amamentação coletiva. A iniciativa também dá início à campanha Aqui Tem Vida, de arrecadação de frascos de vidro, que será realizado em 19 empreendimentos até o dia 28 de maio e busca suprir um dos maiores problemas dos bancos de leite humano: o armazenamento.
Hoje, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH) da Fiocruz necessita de 18 mil frascos por ano para garantir a nutrição de recém-nascidos prematuras e de baixo peso, que não podem ser amamentados pela própria mãe. Para o coordenador da Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano da Fiocruz, João Aprígio Guerra de Almeida, a iniciativa representa um momento de intensa mobilização.
“A embalagem adequada para a doação é um ponto sensível para a gente, angariar frascos significa aumentar nossa capacidade operacional. O mamaço vai coroar toda essa ação, vai ser um marco importante até porque nossa expectativa é também divulgar que os bancos de leite são uma casa de apoio à amamentação e estão de portas abertas para qualquer mulher que tem dificuldade para amamentar”, aponta.
Segundo Diego Marcondes, gerente da Ancar, o movimento tem o objetivo de reforçar a importância de um gesto tão simples que pode reduzir a mortalidade neonatal e infantil do Brasil. “Quisemos usar a força do grupo para promover o bem e fazer a diferença em nossa sociedade. Temos ciência da capacidade instalada de nossos shoppings de atuar como agentes transformadores da realidade e não medimos esforços para promover um grande mamaço aliado a uma campanha de arrecadação de frascos que pode salvar vidas de mais de 160 mil crianças em todo o país”, analisa.
O dia 19 de maio emerge como marco histórico da união de esforços entre os países integrantes da Rede Global de Bancos de Leite Humano para a salvaguarda da vida de milhões de crianças que tanto precisam do leite materno como fator de sobrevivência. E apenas um gesto pode fazer a diferença na vida de muitas crianças.
Para apoiar os 219 bancos de leite nos 196 pontos de coleta, basta doar frascos de vidro de até 500g com tampa de plástico e boca larga, como os de café solúvel ou maionese, desde que seja de vidro.
Confira os pontos de coleta dos shoppings:
– Shopping Conjunto Nacional
– Porto Velho Shopping
– Pantanal Shopping
– Center Vale Shopping
– Shopping Parque das Bandeiras
– Golden Square Shopping
– Shopping Metrô Itaquera
– Shopping Eldorado
– Rio Design Barra
– Rio Design Leblon
– Botafogo Praia Shopping
– Shopping Boulevard
– Shopping Nova América
– North Shopping Fortaleza
– North Shopping Maracanaú
– North Shopping Jóquei
– Natal Shopping
– Via Sul Shopping
– Shopping Nova Iguaçu
Rede Global de Bancos de Leite Humano
A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR) é uma iniciativa coordenada pela Fiocruz em ação integrada com a Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM), do Ministério da Saúde (MS). Atualmente, é composta por 218 bancos de leite humano (BLHs) e 194 postos de coleta, presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. No ano passado, a rBLH-BR beneficiou mais de 165 mil recém-nascidos internados em UTI Neonatais e realizou cerca de dois milhões de atendimentos assistenciais às mulheres com dificuldade de amamentar.
Fonte: Agência Fiocruz de Notícias – Jornal do Brasil