DOE VIDA
Doe o seu leite !
Para atender os bebês prematuros, de baixo peso, ou com problemas de saúde internados na unidade de neonatologia, no Alojamento Conjunto ou Projeto Canguru, o Hospital Regional da Asa Norte (Hran) está recrutando doadoras de leite materno. Atualmente são 50 crianças internadas, que consomem em média oito litros de leite por dia. Por mês são 240 litros.
As mães que desejarem colaborar devem seguir algumas recomendações. Para colher o leite, é preciso ferver um vidro de boca larga e tampa plástica por cerca de 20 minutos e deixar secar naturalmente. No momento de retirar o leite, a doadora deve prender os cabelos, lavar bem as mãos e os seios e secar com um pano limpo. Colocar uma etiqueta no vidro, com a data do início da coleta e armazenar no freezer. Da próxima vez, usar um copo ou xícara fervida e em seguida despejar o líquido no vidro que está no congelador.
Quando o recipiente estiver cheio ou a coleta completar dez dias, a doadora pode ligar para o Banco de Leite do hospital no telefone 325-4207. Uma equipe da unidade, em companhia de soldados do Corpo de Bombeiros, irá à residência recolher a doação. As coletas domiciliares são realizadas nas segundas, terças, quintas e sextas-feiras pela manhã. Quem preferir pode levar o leite diretamente ao Banco de Leite do Hran, de segunda a sexta, das 7h30 às 18h.
Doando leite materno
A potencial doadora precisa
Estar amamentando o próprio filho, o excedente é que é doado.
Não ter tido doenças nos últimos meses.
Não estar tomando nenhum tipo de antidepressivo e antitireoidiano.
Não ter o hábito de ingerir muita bebida alcoólica, nem de fumar.
Como doar leite materno
Lave as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão em abundância.
Para doação de leite, lave o peito apenas com água, antes de iniciar a coleta. Seque as mãos e mamas com toalha limpa.
Procure um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite. Evite conversar durante a retirada e coloque uma fralda sobre o nariz, principalmente se estiver resfriada.
Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias.
Use um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou maionese) para armazenar o leite.
Ferva os vidros e tampas (sem o papel branco) em uma panela cobrindo todo o vidro com água, por mais de 15 minutos (tempo contado a partir da fervura). Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas.
Coloque o leite recém-coletado sobre aquele que já está armazenado no freezer ou congelador. Guarde novamente. Esse procedimento deve ser repetido até faltar, aproximadamente, dois dedos para encher o frasco.
Mais informações podem ser obtidas nos bancos de leite das regionais de saúde:
Hospital Regional da Asa Norte – 325-4207
Hospital Regional da Asa Sul – 244-3358
Hospital Regional Brazlândia – 391-4592
Hospital Regional de Ceilândia – 372-9652
Hospital Regional do Gama – 384-0337
Hospital Regional de Planaltina – 389-2412 (R 194)
Hospital Regional de Sobradinho – 591-1030 (R 165)
Hospital Regional de Taguatinga – 353-1017
Hospital Universitário de Brasília – 307-3452