BENEFÍCIOS DO ALEITAMENTO MATERNO
Nas últimas décadas, tem aumentado o número de crianças amamentadas ao peito. O que é ótimo, pois já estão cientificamente demonstradas as inúmeras vantagens do aleitamento materno na saúde da mulher e da criança, desempenhando um importante papel na redução tanto da mortalidade como no adoecimento dos recém-nascidos.
As vantagens do leite materno
A amamentação não é boa apenas sob o ponto de vista da saúde física do bebê: é por meio do ato de amamentar que a mãe estabelece seu primeiro elo com a criança, construindo mais rapidamente uma relação de afeto e carinho. Essa intensa proximidade com a mãe irá tornar-se a base do desenvolvimento de sua afetividade e de sua inteligência, no primeiro ano de vida.
Vejamos as vantagens do leite materno:
Para a saúde do bebê
É o melhor dos alimentos para o bebê e o mais completo. Isto é tão verdadeiro que a criança pode alimentar-se apenas com o leite materno, não precisando comer ou beber mais nada – nem mesmo tomar água ou chazinhos nos primeiros 6 meses de vida. Contém tudo o que o bebê necessita para se nutrir, crescer e se desenvolver com saúde.
Do ponto de vista nutricional, tem qualidade e quantidade de gordura importantes para o desenvolvimento cerebral da criança e também todos os demais nutrientes necessários para seu crescimento e desenvolvimento, além de não conter impurezas. Ao contrário: contém elementos que combatem as infecções e células que protegem a criança contra as agressões de bactérias e vírus. Além do mais, não dá alergia, fato freqüente quando da ingestão de outros leites. O leite materno contém mais de 100 elementos nutricionais e protetores que ajudam na digestão e evitam a ocorrência de diarréias, infecções intestinais e respiratórias. Se por acaso ele adoecer, sua recuperação será mais rápida caso esteja alimentando-se apenas com o leite materno.
Para a saúde da mamãe
Enquanto amamenta, a mulher geralmente fica mais protegida de uma nova gravidez nos primeiros meses após o parto, bem como apresenta menor probabilidade de desenvolver câncer de mama.
Do ponto de vista econômico
É de graça. Calcula-se que, quando não amamentada, uma criança representa um gasto de cerca de quinhentos reais com a sua alimentação, no primeiro ano de vida – o que é muito elevado para a maioria das famílias brasileiras.
Leia mais: Dúvidas sobre a amamentação