Amamentação
é o tema do
Programa Toda Mulher
desta Segunda
Amamentar é um ato de amor e carinho que cria um importante vínculo entre a mãe e o filho.
O programa Toda Mulher que vai ao ar nesta segunda-feira (09/05), às 21h, na TV Alerj (canal 12 da Net) aborda questões do aleitamento materno.
Para debater o assunto, a jornalista Graciela Vizzoto e a deputada Inês Pandeló (PT) receberam, no estúdio, a enfermeira da Materidade-Escola da UFRJ Maria Angélica Guimarães e o pediatra e professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ Marcus Renato de Carvalho.
De acordo com a deputada Inês Pandeló, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, a qual preside, tem discutido bastante sobre o tema.
“A comissão sempre cultua a amamentação, que além de ser um lindo gesto, é extremamente necessário para os bebês”,
disse. Além disso, a deputada lembrou que no mês passado a Alerj lançou a exposição “AmaMentAção”, do fotógrafo Willian Santos, que tem retratado, nas mais distintas circunstâncias e épocas, mulheres que amamentam seus bebês.
De acordo com o pediatra Marcus, é muito comum as mulheres terem diversas dúvidas relacionadas à amamentação. “Por isso é necessário a divulgação deste assunto. Muitas mulheres deixam de amamentar por medo, e como não conhecem muito bem o assunto acabam deixando de lado uma das principais funções de mãe”, contou. O pediatra fez questão de lembrar que, até os seis meses de idade, o bebê precisa apenas do leite materno. Só a partir desta idade ele começa a ingerir alguns tipos de comida. Segundo ele, porém, se possível o ideal é amamentar até os dois anos ou mais.
Os convidados discutiram, ainda, assuntos como os problemas que a falta do leite materno pode trazer, cuidados com as mamas, posição e local ideal para uma amamentação correta e possíveis restrições antes e depois da chegada do bebê.
O programa será reprisado na
– sexta, (13/05), às 20h,
– sábado, (14/05), às 16h30 e
– domingo, às 18h30.
Texto de Diana Pires
Você também poderá ver o programa pela internet no site:
N