Mêtodo que ensina bebê a dormir sozinho causa polêmica
Ser mãe é – também – ouvir muito choro do bebê! O bebê chora, chora, chora e a mãe aflita vai logo socorrê-lo. Certo ou errado? É o que você vai saber agora.
Quando o bebê chora na maternidade, é sinal de que nasceu bem e respira sozinho. Mas quando ele chega em casa…..
“Ninguém tinha me contado que quando chega em casa depois da maternidade, o bebê que dormia muito na maternidade, era um anjo, chora pra caramba”, diz a mãe Maria Del Carmem Casela.
Calma mamães! A ciência explica o choro do recém-nascido.
“O choro é um instinto animal. Eles choram porque não gostam de ficar sozinhos, não podem ficar sozinhos e precisam do contato físico, desse alimento que é o pele a pele, o calor, o abraço da mãe e do pai”, explica o pediatra Marcus Renato de Carvalho.
O problema é quando esses bebês crescem e continuam a chorar muito durante a noite. Aí, os pais apelam para tudo.
“É aquela loucura, de pegar, enfiar no carro”, conta a mãe Ester Carnevalli
“Eu pus um colchão na sacada da minha casa e fui dormir na sacada da minha casa porque eu achei que era calor”, lembra a mãe Margareth Cristina de Lima.
Mas com os pais agindo assim, será que a criança não fica dependente. Alguns pediatras acham que sim. Por isso adotaram o método do livro de um médico espanhol. O desafio é ensinar o bebê a dormir sozinho.
“Não significa largar o bebê e ir até a padaria, não é isso. É estar ao lado do bebê e agüentar o sofrimento do bebê. Isso é muito importante para a criança”, acredita o pediatra Sergio Spalter.
Mas o Prof. Marcus Renato de Carvalho não concorda. Foi ele quem começou um movimento na internet contra o método espanhol.
“É preciso que o bebê seja acolhido, é do instinto materno essa ida e atenção ao choro do bebê”, afirma.
Quando se casaram, Gilsele e Marcelo sonhavam em ter um filho. Só não imaginavam que passariam dez meses sem dormir uma noite inteira sequer. Hoje, com ajuda do pediatra, eles vão aplicar um método que ensina o bebê a dormir. Como? Se Guilherme chorar durante a noite, os pais não poderão pegá-lo. Será que vão conseguir?
O casal segue às regras. Marcelo dá o banho e troca o bebê. Gisele amamenta e coloca o pequeno Guilherme sozinho no berço. Mas é só a mãe sair do quarto que começa o berreiro.
O pediatra explica: se o bebê não está com febre, com fome, nem com a fralda molhada, ele chora porque está acostumado com o colo e a presença da mãe no quarto. Por isso, os pais têm que ser firmes.
Gisele repete o ritual por três noites. Guilherme conseguiu dormir sozinho, mas chorou muito e ficou irritado durante o dia. Por isso, ela vai dar um tempo no método.
“Agora ele deita no berço, eu fico do lado dele um pouquinho e ele já dorme sozinho. Se eu sair do quarto ele já começa a gritar, espernear, fica em pé no berço, olhando pro corredor”, conta Gisele.
Gisele acha que o método pode sim ensinar o bebê a dormir sozinho. E vai tentar de novo. Mas se o coração dela apertar tanto com tanto choro, o ensino materno vai falar mais alto. Guilherme vai ganhar um belo e confortável colo.
Leia mais sobre este tema aqui no nosso site:
CHORAR” tem BASES CIENTÍFICAS
CONTESTAÇÃO É CIENTÍFICA
Aleitamento.com lança: MANIFESTO INTERNACIONAL CONTRA Livro “Nana Nenê”:
SEM DEIXAR O BEBÊ CHORAR ! MUITAS MANIFESTAÇÕES
CAMPANHA de BOICOTE ao “Nana Nenê” RECOMENDA
http://video.globo.com/Videos/Busca/0,,7959,00.html?t=Home